terça-feira, 16 de agosto de 2016

Mostra de Curtas: a linguagem cinematográfica na Educação de Jovens e Adultos

IVONEI OLIVEIRA CORDEIRO / FERNANDO MARCOS FRANCISCO / DANILO DE SOUZA CONCEICAO

EMEIEF CAROLINA MARIA DE JESUS

A REDE EM RODA 2015 
EJA II (6º ao 9º ano)

Entendendo a linguagem cinematógrafica com uma forma democrática e hoje, graças a tecnologia disponível em aparelhos celulares e afins, muito mais acessível a todos os públicos, desenvolvemos um projeto de elaboração de filmes de curta metragem junto aos alunos na EJA II. 

Em cada sala de aula, independente do termo, todo o grupo ficou responsável por elaborar um roteiro, produção, filmagens e edições de um filme a ser apresentado na 1ª Mostra de Curtas. Cada sala contou ainda com um professor e coordenador que auxiliou no processo e incentivou os alunos a participarem. Durante o processo foi necessário mobilizar várias habilidades, o diálogo em grupo e a forma democrática de tomada de decisões além de incentivar a convivência entre toda a sala e assim incentivar a parceria e o respeito entre todos. 

O projeto teve duração de três semanas, sendo desenvolvido durante 4 aulas as quintas-feiras, na primeira semana foi apresentado, discutido e teve o roteiro e planejamento elaborados, a segunda semana foi dedicada as gravações e edição e na ultima semana os curtas foram apresentados para todos os alunos do período.

Os resultados foram surpreendentes, mostrando a capacidade de integração e produção de trabalhos por parte dos alunos que excedem aqueles desenvolvidos apenas dentro da sala de aula, mostrando que ao trabalharmos com um publico tão diversificado e cheio de experiencias podemos ter resultados muito significativos para a aprendizagem ao utilizarmos formas e linguagens diversificadas de trabalho.     





Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário