terça-feira, 5 de abril de 2016

Universos Visuais

Eliane Chagas da Silva

Creche Professora Nancy Andreoli

Primeiro Ciclo/Inicial e Final/Educação Infantil

Objetivo
O projeto visa contemplar parcialmente a diversidade na apreciação de Artes Visuais  no que diz respeito à leitura de imagens no processo educativo da Creche por meio de painéis decorativos que fujam de padrões esteriotipados e fechados, além de visitas à exposição "A Experiência da Arte" no Sesc Santo André,  facilitando  a promoção de ampliação de repertório.

Desenvolvimento
O processo se iniciou a partir de reflexões entre os grupos responsáveis pelas decorações eventuais da Unidade Escolar e a Assistente Pedagógica sobre a importância de se oferecer acesso a diversos repertórios artísticos às crianças. Foram criados então diversos painéis com figuras não esteriotipadas e/ou com padrões fechados, muitas vezes silhuetas que ofereciam margem à imaginação infantil, imagens que exigiam que seus observadores trouxesse algo de dentro de si para compor o conceito da imagem, aproximando arte e observador. Durante o processo, nossas crianças também visitaram e vivenciaram a exposição "A experiência da Arte no SESC Santo André."

Resultados
Tanto crianças quanto adultos param diante dos painéis com posturas reflexivas. Acompanhamos famílias apropriando-se das imagens ao  fotografar e divulgar as mesmas. As crianças demonstravam conexão afetiva com as imagens e sentiam falta da mesma quando estas já não ocupavam mais os painéis. Destinamos então um espaço da Unidade para estas imagens, a qual chamamos de "Universos Visuais". Na exposição as crianças interagiram com as obras dos diversos artistas que compõem o espaço.

Espera-se também verificar mudanças nas produções de desenho e modelagem das crianças, que cada vez mais estas se desenvolvam livremente e sem a pressão dos esteriótipos e de forma expressiva e criativa. 



A REDE EM RODA 2015

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário