1º Ciclo Final
Favorecer o
desenvolvimento da percepção de si mesmo e do outro a partir de imagens dos
rostos e intervenções com o corpo; Trabalhar a noção
da diversidade e valorizar as
características individuais de cada criança; Valorizar a importância do coletivo e das relações com
os amigos; Aumentar a noção de
pertencimento a um grupo e a importância dos combinados para o bom
desenvolvimento das relações; Conhecer os
artistas de referência desse projeto bem como algumas de suas obras; Conhecer e utilizar
diversas técnicas de manifestação das artes plástica (colagem, pintura,
fotografia, adesivagem, maquiagem, construções e intervenções tridimensionais)
e as sensações das cores; Montar um painel
com as obras e intervenções desenvolvidas pelas crianças para exposição.
Desenvolvimento:
Apresentação das
obras dos artistas; Realização de rodas
de conversa sobre a percepção das faces, similaridades e diferenças individuais; Montagem de fotos
de frente e de perfil com escolha dos materiais; Realização de
atividades de colagem, desenho e pintura usando as imagens das faces,
diferentes materiais e cores; Modelagem com
massinha, desenho no espelho e em outros suportes para desenvolvimento da
percepção do rosto, do corpo e suas partes; Apresentação da
obra da Tarsila do Amaral - Operários; Montagem e pintura
da releitura da Obra da Tarsila, usando a creche como fundo; Trabalho com as
sensações das cores, usando o corpo como suporte e elaboração de esculturas e
intervenções tridimensionais.
Resultados
Esperados:
Ampliar a percepção
de si mesmo e do outro, assim como das diferenças e semelhanças individuais e a
noção de pertencimento ao grupo; Ampliar o
repertório artístico das crianças para desenvolver maiores possibilidades de
expressão e criação.
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário