terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Projeto eu, você e o mundo

Carin Gorescu Caldeira / Cláudia de Nardi

Creche Professora Laura Dias Camargo

1º Ciclo Final

Objetivos:
Favorecer o desenvolvimento da percepção de si mesmo e do outro a partir de imagens dos rostos e intervenções com o corpo; Trabalhar a noção da diversidade e valorizar  as características individuais de cada criança; Valorizar  a importância do coletivo e das relações com os amigos; Aumentar a noção de pertencimento a um grupo e a importância dos combinados para o bom desenvolvimento das relações; Conhecer os artistas de referência desse projeto bem como algumas de suas obras; Conhecer e utilizar diversas técnicas de manifestação das artes plástica (colagem, pintura, fotografia, adesivagem, maquiagem, construções e intervenções tridimensionais) e as sensações das cores; Montar um painel com as obras e intervenções desenvolvidas pelas crianças para exposição.

Desenvolvimento:
Apresentação das obras dos artistas; Realização de rodas de conversa sobre a percepção das faces, similaridades e diferenças individuais; Montagem de fotos de frente e de perfil com escolha dos materiais; Realização de atividades de colagem, desenho e pintura usando as imagens das faces, diferentes materiais e cores; Modelagem com massinha, desenho no espelho e em outros suportes para desenvolvimento da percepção do rosto, do corpo e suas partes; Apresentação da obra da Tarsila do Amaral - Operários; Montagem e pintura da releitura da Obra da Tarsila, usando a creche como fundo; Trabalho com as sensações das cores, usando o corpo como suporte e elaboração de esculturas e intervenções tridimensionais.

Resultados Esperados:
Ampliar a percepção de si mesmo e do outro, assim como das diferenças e semelhanças individuais e a noção de pertencimento ao grupo; Ampliar o repertório artístico das crianças para desenvolver maiores possibilidades de expressão e criação.



A REDE EM RODA 2015

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário