terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O Beleléu Vai a Escola

Ana Cristina Ribeiro Portela Costa

Creche Professora Laura Dias Camargo

1º Ciclo Inicial

Este trabalho teve por objetivos:
Desenvolver autonomia das crianças nas diversas atividades realizadas na rotina da creche; Favorecer a participação das crianças na organização dos espaços, dos combinados e da rotina; Vivenciar situações reais com o boneco Beleléu, aguçando a imaginação e percepção das crianças.

O boneco Beleléu foi apresentado para as crianças através de uma história, construída a partir de cada objeto sumido na sala (chupeta, paninho, sapato, etc). Nestas ocasiões as educadoras diziam "foi para o Beleléu"  e a partir disso o boneco Beleléu foi construído pelas educadoras para fazer parte da rotina e se constituiu como personagem, representando as ações das crianças como: não tirar sapatos, guardar os objetos, desfralde, utilizar o banheiro corretamente, higiene e cuidados com os amigos - ações que fazem parte da rotina das crianças do grupo inicial da Educação Infantil.

Como resultados deste trabalho observou-se que Beleléu possibilitou que as crianças compreendessem de forma lúdica o processo de desfralde, tendo o mesmo ocorrido de maneira bem tranquila, respeitando-se a maturidade das crianças e em parceria com as famílias.

Os espaços e a rotina foram também sendo organizados em conjunto com as crianças e o Beleléu contribuiu para que a cada dia, elas se sentissem mais  seguras e acolhidas no espaço. A inserção das crianças à creche foi mais tranquila com a participação do Beleléu, pois o choro foi diminuindo e as crianças foram estabelecendo vínculos com as educadoras e com as crianças. 



A REDE EM RODA 2015

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário