I Ciclo Inicial e Final/
Educação Infantil
A cada dia a concentração das crianças aumenta e o prazer em ouvir as
histórias abre portas para este encantador mundo da imaginação. Nossa
intencionalidade com este projeto, foi que as crianças tivessem prazer em ouvir
histórias, criando possibilidades a partir delas, tornando-se sujeitos
críticos, criativos e bons leitores.
O objetivo destas práticas é ampliar
repertório de histórias favorecendo o desenvolvimento da linguagem oral e
estimulando o prazer pela leitura, através da oferta de possibilidades para que
as crianças pequenas ouçam e apreciem histórias.
Na creche
diferentes estratégias para contar histórias é fundamental, assim como o uso de
acessórios que envolvam e despertem o interesse das crianças.
É preciso
transformar simples palavras em histórias inesquecíveis para as crianças, pois
se forem devidamente apresentados à literatura adequada à faixa etária e de
forma interessante as crianças pequenas
irão querer ouvir cada vez mais e por mais tempo, a voz tão querida e conhecida
das educadoras, que agora se dirige a elas num novo ritmo, encenando uma personagem.
Todo este processo
é envolvido de afeto, pois contar histórias é um ato que prova, de fato, a
afetividade. Mais do que isso, esse ato, ao tornar-se hábito, será sentido como
um ato de amor, com diálogo, escuta e envolvimento. Durante as aulas as
professoras utilizaram tendas, cabanas, personagens em feltro, fantoches,
bonecos, objetos não estruturados que se tornam parte das histórias. Até personagens que
visitam as casas das crianças foram acessórios que enriqueceram este processo.
A Ninoca e o Ted foram os desencadeadores destas ações, nas quais a visita na
casa das crianças transformou a contação de história em momentos mágicos e
reais.
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário