Formação de
professores
Nossa responsabilidade é tornar o espaço de formação em serviço realmente efetivo, para valorizar as reflexões e ações.
Pensando em qualificar os momentos de
formação de professores em serviço e favorecer a aprendizagem do adulto
professor buscamos estratégias que os levem a uma ação reflexiva, nas quais o
corpo e a mente são estimulados e contribuem para tornar estes momentos
prazerosos e realmente significativos.
Considerando isso é
necessário que o docente esteja em
constante processo de formação, buscando sempre se qualificar. Neste sentido, a
formação continuada em serviço poderá aperfeiçoar sua prática docente e seu conhecimento
profissional, levando em consideração a sua trajetória pessoal, pois o percurso
profissional do educador só terá sentido se relacionada a sua vida pessoal,
individual e na interação com o coletivo.
Estas questões são
norteadoras das ações desenvolvidas nas Reuniões Pedagógicas Semanais dos
professores com carga horária de 30 horas, que têm as dinâmicas, discussões,
estudos e trocas de experiências como desencadeadoras do processo reflexivo.
Faz-se necessário
que o professor tenha consciência do seu papel social para que possa ajudar o
aluno a compreender a sociedade em que está inserido. A retomada de sua própria
história e percurso contribui na construção de "suas identidades",
por isso ações desta natureza são desencadeadas em RP. Ao qualificar estes
encontros, tornando este espaço prazeroso, o tempo acaba sendo melhor
utilizado, o planejamento acontece de forma mais significativa e o
desenvolvimento profissional se efetiva.
Nestas reuniões
buscamos levar os educadores à conscientização da necessidade de uma nova
postura, acreditando na possibilidade de transformar a realidade e também
acreditar na escola como um espaço de mudança.
Nossa responsabilidade é tornar o espaço de formação em serviço realmente efetivo, para valorizar as reflexões e ações.
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário