1º ciclo inicial
O presente trabalho
desenvolvido na Creche Monsenhor João do Rego Cavalcante teve por objetivo despertar
o prazer e o interesse das crianças em momentos de transição de uma atividade
para outra e possibilitar um maior envolvimento da turma durante as atividades
ao usufruir -se de uma rotina mais prazerosa.Durante a rotina com crianças
pequenas na creche é comum ocorrer alguns
"momentos de espera", em função da necessidade de organização de
materiais e espaços.
A professora propõe, então, o uso de recursos diversificados para proporcionar
maior qualidade a esses momentos. Nas
transições de um espaço ao outro, músicas são utilizadas para
estimular a psicomotricidade, histórias
contadas anteriormente são resgatadas para envolver as crianças e os objetos oferecidos
pelo professor despertam a curiosidade e o interesse das crianças. O foco da professora é transformar a rotina de creche em momentos que não
estejam centrados no controle do adulto. Observa-se que as crianças se envolveram
e participaram de todas as atividades com alegria e entusiasmo. Essa troca
entre os adultos e crianças, estabelece um vinculo maior entre todos e nota-se
que as crianças já se expressam com desenvoltura. As crianças acostumadas com
as diferentes possibilidades de
interação apresentadas pela professora, mostram curiosidade para saber o que
irá acontecer. Dessa forma, o momento da espera e da transição torna-se um
momento de aprendizagem significativa, mesmo nas atividades mais rotineiras
como o lavar as mãos, ir ao banheiro, escovar os dentes ou aguardar para o
inicio de alguma atividade mais sistematizada.
Há intencionalidade em tudo que
é proposto e o brincar se faz presente sempre!
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário