Nádia Gonçalves,
Maira Andrade Garcia, Elise Fatima Wiebbelling e Jessica de Lira Rubio
Creche Heitor Villa Lobos
Creche Heitor Villa Lobos
1ºciclo final
De início exploramos bastante a arara, por ser o animal tema de nossa sala em seguida trabalhamos cada semana um animal.
Exploramos as características dos animais, assistimos a vídeos, visualizamos
fotos, trabalhamos histórias que envolviam os animais, desenhos infantis,
músicas, brincadeiras, etc., e também trabalhamos a construção do nosso
Bichonário, enfatizando a letra de cada animal e construímos um trabalho manual
de cada bicho para finalizar a semana. Sendo assim, contemplamos as diferentes
áreas de conhecimento de modo interdisciplinar. A cada dia somos surpreendidas
com crianças reconhecendo letras em diferentes suportes por toda a escola e
recebemos relatos das famílias sobre o interesse dos alunos pelas letras e
pelos animais também fora do ambiente escolar.
O objetivo deste trabalho é criar um
ambiente escolar que promova ações e situações reais, concretas que desperte o
interesse do aluno sobre os animais por meio de investigações, oportunizando o
desenvolvimento de habilidades e competências necessárias nesta fase, como
também incentivar para a construção do processo de leitura e escrita.
No ano de 2015
nossa creche escolheu como tema para nomear as salas “Animais de zoológico”, e
nossa sala foi nomeada como “Arara”. Partindo deste contexto fizemos uma
sondagem com os alunos para saber quais animais de zoológico conheciam e
constatamos que conheciam poucos, em geral só os de grande porte, então
decidimos desenvolver um projeto que os aproximassem deste conhecimento. Devido
a fase de interesse e descoberta dos alunos com relação ao nome próprio
decidimos associar as letras do alfabeto aos animais de zoológico. Como não
conseguiríamos contemplar todas as letras com os animais existentes usamos
também animais em extinção.
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil


Nenhum comentário:
Postar um comentário