segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Bichonário

Nádia Gonçalves, Maira Andrade Garcia, Elise Fatima Wiebbelling e Jessica de Lira Rubio 

Creche Heitor Villa Lobos

1ºciclo final

O objetivo deste trabalho é criar um ambiente escolar que promova ações e situações reais, concretas que desperte o interesse do aluno sobre os animais por meio de investigações, oportunizando o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias nesta fase, como também incentivar para a construção do processo de leitura e escrita.

No ano de 2015 nossa creche escolheu como tema para nomear as salas “Animais de zoológico”, e nossa sala foi nomeada como “Arara”. Partindo deste contexto fizemos uma sondagem com os alunos para saber quais animais de zoológico conheciam e constatamos que conheciam poucos, em geral só os de grande porte, então decidimos desenvolver um projeto que os aproximassem deste conhecimento. Devido a fase de interesse e descoberta dos alunos com relação ao nome próprio decidimos associar as letras do alfabeto aos animais de zoológico. Como não conseguiríamos contemplar todas as letras com os animais existentes usamos também animais em extinção.

De início exploramos bastante a arara, por ser o animal tema de nossa sala  em seguida trabalhamos cada semana um animal. Exploramos as características dos animais, assistimos a vídeos, visualizamos fotos, trabalhamos histórias que envolviam os animais, desenhos infantis, músicas, brincadeiras, etc., e também trabalhamos a construção do nosso Bichonário, enfatizando a letra de cada animal e construímos um trabalho manual de cada bicho para finalizar a semana. Sendo assim, contemplamos as diferentes áreas de conhecimento de modo interdisciplinar. A cada dia somos surpreendidas com crianças reconhecendo letras em diferentes suportes por toda a escola e recebemos relatos das famílias sobre o interesse dos alunos pelas letras e pelos animais também fora do ambiente escolar.  



A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário