terça-feira, 15 de dezembro de 2015

APRENDER BRINCANDO - uma proposta diferenciada para o "Dia do Brinquedo"

Fernando Cezar da Silva Detogni
Edna Maria Martins de Paiva Santos
Ivone do Nascimento de Siqueira

EMEIEF Ayrton Senna da Silva

2º ciclo inicial e final da Educação Infantil


Objetivos:
- Resgatar a importância do brincar no convívio escolar;
- Esclarecer aos familiares o papel do brincar e do brinquedo;
- Explorar e oportunizar às crianças, momentos de confecção de brinquedos e/ou jogos, coletivamente.
  
Desenvolvimento do trabalho:
Nos primeiros meses, percebemos que as crianças traziam brinquedos de casa, no entanto,não os compartilhavam e/ou esqueciam de trazê-los. Partindo desta problemática, os professores repensaram esse momento, desenvolvendo novas propostas quinzenalmente (uma sexta-feira trazem o brinquedo de casa e na outra realizam uma proposta diferenciada); dentre as novas propostas estão:
- confecção do brinquedo com materiais não estruturados;
- construção de jogos;
- dia do "brinquedos sobre rodas" (trazer para a escola patinete, skate, bicicleta, tonquinha, entre outros);
  
Resultados:
É um projeto que está em desenvolvimento, no entanto, observamos que há maior envolvimento dos alunos, uma vez que eles ajudam-se e colaboram uns com os outros na construção do brinquedo e do jogo. Atualmente o interesse está maior no dia da construção, do que em trazer o brinquedo de casa.

Os pais também estão avaliando satisfatoriamente, pois percebem o quanto seus filhos estão envolvidos e sempre curiosos com as novas propostas.


Observamos que aos poucos, as intervenções realizadas pelos professores diminuíram, pois as crianças começaram a socializar os brinquedos trazidos de casa ou confeccionados na escola.

A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário