terça-feira, 15 de dezembro de 2015

AMARRAR É UM "NÓ"?!? - o barbante como recurso pedagógico

Christine Luise Isberner

EMEIEF Ayrton Senna da Silva

2º ciclo inicial e final da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental


Objetivos:
- Aperfeiçoar a coordenação motora fina - movimento de pinça;
- Adquirir autonomia para amarrar os calçados;
- Aprimorar a noção espacial.

Desenvolvimento do trabalho:
     Observando a dificuldade das crianças para amarrar os cadarços de seus tênis e considerando a importância da coordenação motora fina, verificou-se a necessidade de desenvolver um trabalho, possibilitando a superação deste desafio. Pensando nisso, o barbante mostrou-se um material facilitador.
     A aula começa com um aquecimento, já utilizando o barbante, para trabalhar a percepção corporal e espacial, com ênfase no movimento. São exploradas situações diferenciadas de movimentação do barbante, até chegar na construção de figuras com o mesmo.
    Utilizando-se de uma história para a compreensão dos movimentos com o barbante para executar um nó, cada aluno vai executando o seu, e uma vez que obteve sucesso, repete o exercício até terminar o barbante.
     Havendo a boa compreensão de como fazer o nó, começa a execução do laço e seu aperfeiçoamento.

Resultados:
     O resultado esperado é a autonomia da criança para amarrar os cadarços de seus calçados com eficiência e utilizar esta habilidade em outras situações de seu dia a dia.


A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário