Recreio dirigido
Assistentes Pedagógicas Pricila Alves da Silva e Melissa Emanuele Ribeiro
Assistentes Pedagógicas Pricila Alves da Silva e Melissa Emanuele Ribeiro
3º ano - Ensino Fundamental
Objetivos:
O recreio escolar ou intervalo das aulas é um momento presente na vida de todo estudante.
Que a hora do recreio é hora do lanche, lazer e descanso, todos já sabem. O grande desafio é fazer deste período um momento lúdico, proporcionar a interação e a integração entre os alunos, construindo assim, as relações sócias- afetivas.
O período do recreio é o momento em que quase todos os alunos se reúnem. Geralmente as brincadeiras de correr, pular e lutar são as preferidas pelos alunos, principalmente pelos meninos o que ocasionam acidentes e pequenas confusões. No intuito de amenizar esses pequenos incidentes e proporcionar um ambiente mais saudável, o Projeto Recreio Dirigido, visa oferecer brinquedos e atividades lúdicas e mais adequada ao espaço e ao momento.
Etapas de desenvolvimento do projeto
1ª Etapa: Sensibilização e conscientização dos alunos sobre o que deve e não deve ser feito no horário do recreio. Responsáveis: Assistentes Pedagógicas e Professores.
2ª Etapa: organização do programa de atividades do recreio. Responsáveis: Assistentes Pedagógicas e Professores.
3ª Etapa: implantação do projeto - momento em que as atividades são aplicadas conforme o planejado e onde será avaliado a participação de todos os envolvidos no Projeto e onde é feito também os reajustes necessários.
Conclusão
Uma vez implantado o Recreio dirigido, espera-se que os alunos mudem os comportamentos agressivos e incorporem novas posturas/atitudes para que assim possamos verificar a eficácia do Projeto.
Objetivos:
- Conscientizar nossos alunos quais são as ações, atitudes e procedimento mais correto para horário e espaço físico da escola, bem como oferecer atividades lúdicas e brinquedos variados confeccionados com sucatas;
- Criar uma nova cultura de recreio na comunidade escolar;
- Resgatar as brincadeiras mais saudáveis que não fazem mais parte do repertorio de brincadeiras de nossos alunos atualmente;
- Promover durante o período do recreio um ambiente fortalecedor das relações sócias e minimizar os comportamentos agressivos, proporcionando aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, momentos de interação lúdica;
- Contribuir para tornar o espaço mais prazeroso.
O recreio escolar ou intervalo das aulas é um momento presente na vida de todo estudante.
Que a hora do recreio é hora do lanche, lazer e descanso, todos já sabem. O grande desafio é fazer deste período um momento lúdico, proporcionar a interação e a integração entre os alunos, construindo assim, as relações sócias- afetivas.
O período do recreio é o momento em que quase todos os alunos se reúnem. Geralmente as brincadeiras de correr, pular e lutar são as preferidas pelos alunos, principalmente pelos meninos o que ocasionam acidentes e pequenas confusões. No intuito de amenizar esses pequenos incidentes e proporcionar um ambiente mais saudável, o Projeto Recreio Dirigido, visa oferecer brinquedos e atividades lúdicas e mais adequada ao espaço e ao momento.
Etapas de desenvolvimento do projeto
1ª Etapa: Sensibilização e conscientização dos alunos sobre o que deve e não deve ser feito no horário do recreio. Responsáveis: Assistentes Pedagógicas e Professores.
| Segunda-feira | Terça-feira | Quarta-feira | Quinta-feira | Sexta-feira |
| Ping Pong Damas Amarelinha Chute a gol Ludo | Pebolim Jogo do dado Boliche Corda Jogo da tartaruga | Ping Pong Bola ao cesto Amarelinha Damas | Pebolim Jogo do dado Boliche Chute a gol Dominó | Jogos de mesa |
2ª Etapa: organização do programa de atividades do recreio. Responsáveis: Assistentes Pedagógicas e Professores.
3ª Etapa: implantação do projeto - momento em que as atividades são aplicadas conforme o planejado e onde será avaliado a participação de todos os envolvidos no Projeto e onde é feito também os reajustes necessários.
Conclusão
Uma vez implantado o Recreio dirigido, espera-se que os alunos mudem os comportamentos agressivos e incorporem novas posturas/atitudes para que assim possamos verificar a eficácia do Projeto.


Nenhum comentário:
Postar um comentário