terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Recreio dirigido
Assistentes Pedagógicas Pricila Alves da Silva e Melissa Emanuele Ribeiro

3º ano - Ensino Fundamental

Objetivos:

  • Conscientizar nossos alunos quais são as ações, atitudes e procedimento mais correto para horário e espaço físico da escola, bem como oferecer atividades lúdicas e brinquedos variados confeccionados com sucatas;
  • Criar uma nova cultura de recreio na comunidade escolar;
  • Resgatar as brincadeiras mais saudáveis que não fazem mais parte do repertorio de brincadeiras de nossos alunos atualmente;
  • Promover durante o período do recreio um ambiente fortalecedor das relações sócias e minimizar os comportamentos agressivos, proporcionando aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, momentos de interação lúdica;
  • Contribuir para tornar o espaço mais prazeroso.

O recreio escolar ou intervalo das aulas é um momento presente na vida de todo estudante.

Que a hora do recreio é hora do lanche, lazer e descanso, todos já sabem. O grande desafio é fazer deste período um momento lúdico, proporcionar a interação e a integração entre os alunos, construindo assim, as relações sócias- afetivas.

O período do recreio é o momento em que quase todos os alunos se reúnem. Geralmente as brincadeiras de correr, pular e lutar são as preferidas pelos alunos, principalmente pelos meninos o que ocasionam acidentes e pequenas confusões. No intuito de amenizar esses pequenos incidentes e proporcionar um ambiente mais saudável, o Projeto Recreio Dirigido, visa oferecer brinquedos e atividades lúdicas e mais adequada ao espaço e ao momento.


Etapas de desenvolvimento do projeto

1ª Etapa: Sensibilização e conscientização dos alunos sobre o que deve e não deve ser feito no horário do recreio. Responsáveis: Assistentes Pedagógicas e Professores.

Segunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feira
Ping Pong
Damas
Amarelinha
Chute a gol
Ludo
Pebolim
Jogo do dado
Boliche
Corda
Jogo da tartaruga
Ping Pong
Bola ao cesto
Amarelinha
Damas
Pebolim
Jogo do dado
Boliche
Chute a gol
Dominó
Jogos de mesa

2ª Etapa: organização do programa de atividades do recreio. Responsáveis: Assistentes Pedagógicas e Professores.

3ª Etapa: implantação do projeto - momento em que as atividades são aplicadas conforme o planejado e onde será avaliado a participação de todos os envolvidos no Projeto e onde é feito também os reajustes necessários.


Conclusão

Uma vez implantado o Recreio dirigido, espera-se que os alunos mudem os comportamentos agressivos e incorporem novas posturas/atitudes para que assim possamos verificar a eficácia do Projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário