Professora Piéra Cristine Varin
EMEIEF Vereador Manoel de Oliveira
EMEIEF Vereador Manoel de Oliveira
3º ano do 1º Ciclo - Ensino Fundamental I
Com o objetivo principal de proporcionar experiências práticas relacionadas ao universo indígena, foi planejado em parceria com outra professora da Rede (creche), Elly Chagas, o dia de vivências indígenas. Ambas fizemos esta atividade, com as adequações necessárias à sua turma.
A escolha pela prática se deu pela importância pedagógica do fazer e do experimentar para assimilação concreta de assuntos que raramente são tratados com propriedade e aprofundamento no ambiente escolar, como o caso das questões culturais e políticas indígenas.
O Dia do Índio geralmente é explorado de maneira pobre, rasa, preconceituosa e carregado de valores equivocados em relação à vida indígena: estereótipos de vestimenta, comportamentos incorporados no dia-a-dia da educação infantil (sentar de “perna de índio”, fazer “uuuuu”), nomenclaturas errôneas (conceitos índio X indígena), generalização das culturas indígenas não contemplando as singularidades das diferentes e inúmeras etnias, atividades com pouco impacto na reflexão a cerca das questões territoriais indígenas e tantas outras abordagens escolares equivocadas.
Com tudo isso em questão, foi planejada uma manhã inteira com atividades pertinentes ao universo indígena: circuito sensorial com manipulação de temperos e ervas, degustação de frutas e canto coletivo; construção de maracá; confecção de tinturas naturais com urucum, beterraba e carvão para pintura corporal, desenho coletivo e tingimento de macarrão para confecção de adornos (pulseira e colar); historias e brincadeiras indígenas pesquisadas previamente na informática. Todas as atividades tiveram registro feito por duplas de crianças e estão publicadas, junto a algumas fotos no blog da turma da Professora Elly Chagas.
Turma Brinquedolê - Vivências Indígenas
Com o objetivo principal de proporcionar experiências práticas relacionadas ao universo indígena, foi planejado em parceria com outra professora da Rede (creche), Elly Chagas, o dia de vivências indígenas. Ambas fizemos esta atividade, com as adequações necessárias à sua turma.
A escolha pela prática se deu pela importância pedagógica do fazer e do experimentar para assimilação concreta de assuntos que raramente são tratados com propriedade e aprofundamento no ambiente escolar, como o caso das questões culturais e políticas indígenas.
O Dia do Índio geralmente é explorado de maneira pobre, rasa, preconceituosa e carregado de valores equivocados em relação à vida indígena: estereótipos de vestimenta, comportamentos incorporados no dia-a-dia da educação infantil (sentar de “perna de índio”, fazer “uuuuu”), nomenclaturas errôneas (conceitos índio X indígena), generalização das culturas indígenas não contemplando as singularidades das diferentes e inúmeras etnias, atividades com pouco impacto na reflexão a cerca das questões territoriais indígenas e tantas outras abordagens escolares equivocadas.
Com tudo isso em questão, foi planejada uma manhã inteira com atividades pertinentes ao universo indígena: circuito sensorial com manipulação de temperos e ervas, degustação de frutas e canto coletivo; construção de maracá; confecção de tinturas naturais com urucum, beterraba e carvão para pintura corporal, desenho coletivo e tingimento de macarrão para confecção de adornos (pulseira e colar); historias e brincadeiras indígenas pesquisadas previamente na informática. Todas as atividades tiveram registro feito por duplas de crianças e estão publicadas, junto a algumas fotos no blog da turma da Professora Elly Chagas.
Turma Brinquedolê - Vivências Indígenas
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