Professora Otacília Monteiro da Costa e Silva
EMEIEF Professora Yvonne Zahir
EMEIEF Professora Yvonne Zahir
Educação Infantil
Objetivo: Ampliar o vocabulário e o repertório musical através de textos memorizados, contos e brincadeiras cantadas.
Tendo como base que “a criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas” e que “a escola é um espaço de formação e de construção de conhecimentos”, nosso papel enquanto educador é criar oportunidades para o desenvolvimento integral da criança; oferecer condições para ela conhecer, desenvolver e ressignificar novos sentimentos, valores, ideias, costumes e papéis sociais.
Ler, contar histórias, brincar e cantar, são ferramentas das quais não abro mão em minha prática pedagógica, com resultados que superam minhas expectativas, pois além de contribuírem para o desenvolvimento da imaginação, da atenção, da oralidade, da ampliação do vocabulário e do repertório musical, socialização, cooperação e ritmo, entre outras, são atividades muito prazerosas para os alunos.
As atividades permanentes de roda de conversa, leituras de histórias e de textos memorizados com poesias e parlendas, as contações de histórias utilizando objetos e recursos sonoros, as dramatizações e as brincadeiras de rodas, que realizamos no decorrer deste ano, foram experiências que permitiram uma participação ativa e proporcionaram aprendizagens significativas, não só para os alunos como também para mim, percebo que foi desenvolvido também o conceito de grupo e um maior interesse deles quanto à participação nas atividades propostas, e isso é muito gratificante.
Objetivo: Ampliar o vocabulário e o repertório musical através de textos memorizados, contos e brincadeiras cantadas.
Tendo como base que “a criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas” e que “a escola é um espaço de formação e de construção de conhecimentos”, nosso papel enquanto educador é criar oportunidades para o desenvolvimento integral da criança; oferecer condições para ela conhecer, desenvolver e ressignificar novos sentimentos, valores, ideias, costumes e papéis sociais.
Ler, contar histórias, brincar e cantar, são ferramentas das quais não abro mão em minha prática pedagógica, com resultados que superam minhas expectativas, pois além de contribuírem para o desenvolvimento da imaginação, da atenção, da oralidade, da ampliação do vocabulário e do repertório musical, socialização, cooperação e ritmo, entre outras, são atividades muito prazerosas para os alunos.
As atividades permanentes de roda de conversa, leituras de histórias e de textos memorizados com poesias e parlendas, as contações de histórias utilizando objetos e recursos sonoros, as dramatizações e as brincadeiras de rodas, que realizamos no decorrer deste ano, foram experiências que permitiram uma participação ativa e proporcionaram aprendizagens significativas, não só para os alunos como também para mim, percebo que foi desenvolvido também o conceito de grupo e um maior interesse deles quanto à participação nas atividades propostas, e isso é muito gratificante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário