sábado, 6 de dezembro de 2014

Alfabetização com Músicas

Professora Gisele Nadim R. Oliveira
EMEIEF Professora Therezinha Monteiro Barros Nosé

1º ano do Ensino Fundamental

O objetivo do trabalho com parlendas, trava-línguas, rimas, cantigas e quadrinhas é refletir sobre o sistema de escrita, estabelecendo relação entre a fala e a escrita.

Com o texto na mão, sabendo de cor, o aluno tem o desafio de ajustar aquilo que fala àquilo que está escrito, e, com o apoio do professor alfabetizador, acaba por analisar o texto e buscar relações entre as letras e os sons.

Esta é uma atividade que cria problemas para diferentes níveis de conhecimento, promovendo a aprendizagem para todos os níveis de escrita.

Desenvolvemos esse trabalho em várias etapas: roda de conversa sobre a música escolhida, cantamos muito com gestos e letra da música, ordenamos o texto fatiado da canção, focamos nas palavras chaves da música e começamos a refletir sua escrita utilizando estratégias variadas, chegamos, então, nas atividades escritas: cruzadinhas, completar... utilizando das palavras chaves, reescrita de memória coletiva e reescrita de memória individual.

Cada etapa foi realizada com diversas parlendas e textos de memória conhecidos dos alunos. Esse trabalho virou um projeto que foi desenvolvido ao longo do ano letivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário