Professora Tatiane Souza Piva
EMEIEF Professora Maria da Graça de Souza
EMEIEF Professora Maria da Graça de Souza
3º ano / 1º ciclo
Objetivos:
O relato de experiência terá como foco a leitura e a oralidade. Devido à necessidade apresentada pelas turmas de ler com autonomia e compreensão, elaboramos um projeto que visa a leitura com fluência e expressividade, articulada aos eixos da Língua Portuguesa dos direitos de aprendizagem (PNAIC).
A turma apresenta três grupos distintos em diferentes hipóteses de leitura.
O primeiro grupo ficou com a responsabilidade de apresentar a história utilizando recursos como fantoches e dedoches, os quais tiveram a oportunidade de socializa-la com a Educação Infantil.
O segundo grupo, contou a história para a nossa turma.
O terceiro grupo contou a história para o 1º ano e utilizaram como recurso a leitura da história no próprio livro (portador).
Os próprios alunos escolheram a história e após conheceram as várias versões da mesma, optaram pela mais tradicional, aquela que contavam para eles quando eram menores.
Foi uma experiência muito válida e graças a esse projeto, foi possível trabalhar outras formas de desenvolvimento da oralidade como o teatro, além de despertar cada vez mais o interesse pela leitura e a função do ler: ler para quê e para quem.
Durante a apresentação:
Apresentação 1 - Ciranda Literária (ver)
Apresentação 2 - Ciranda Literária (ver)
Objetivos:
- Estimular o gosto pela leitura;
- Desenvolver o comportamento leitor através de bons exemplos de um leitor mais experiente;
- Ler em voz alta com fluência e expressividade;
- Ampliar vocabulário;
- Realizar inferências em textos lidos;
- Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios;
- Promover momentos coletivos de valorização da leitura;
- Proporcionar momentos de manuseio de livros;
- Estimular a criança a ler também imagens e construir histórias a partir delas.
O relato de experiência terá como foco a leitura e a oralidade. Devido à necessidade apresentada pelas turmas de ler com autonomia e compreensão, elaboramos um projeto que visa a leitura com fluência e expressividade, articulada aos eixos da Língua Portuguesa dos direitos de aprendizagem (PNAIC).
A turma apresenta três grupos distintos em diferentes hipóteses de leitura.
O primeiro grupo ficou com a responsabilidade de apresentar a história utilizando recursos como fantoches e dedoches, os quais tiveram a oportunidade de socializa-la com a Educação Infantil.
O segundo grupo, contou a história para a nossa turma.
O terceiro grupo contou a história para o 1º ano e utilizaram como recurso a leitura da história no próprio livro (portador).
Os próprios alunos escolheram a história e após conheceram as várias versões da mesma, optaram pela mais tradicional, aquela que contavam para eles quando eram menores.
Foi uma experiência muito válida e graças a esse projeto, foi possível trabalhar outras formas de desenvolvimento da oralidade como o teatro, além de despertar cada vez mais o interesse pela leitura e a função do ler: ler para quê e para quem.
Durante a apresentação:
- Questões indicadas pelos participantes
- Envolvimento dos alunos
- Sugestões do grupo ao trabalho apresentado
Apresentação 1 - Ciranda Literária (ver)
Apresentação 2 - Ciranda Literária (ver)
Nenhum comentário:
Postar um comentário