quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Ciranda Literária

Professora Tatiane Souza Piva
EMEIEF Professora Maria da Graça de Souza

3º ano / 1º ciclo

Objetivos:
  • Estimular o gosto pela leitura;
  • Desenvolver o comportamento leitor através de bons exemplos de um leitor mais experiente;
  • Ler em voz alta com fluência e expressividade;
  • Ampliar vocabulário;
  • Realizar inferências em textos lidos;
  • Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios;
  • Promover momentos coletivos de valorização da leitura;
  • Proporcionar momentos de manuseio de livros;
  • Estimular a criança a ler também imagens e construir histórias a partir delas.

O relato de experiência terá como foco a leitura e a oralidade. Devido à necessidade apresentada pelas turmas de ler com autonomia e compreensão, elaboramos um projeto que visa a leitura com fluência e expressividade, articulada aos eixos da Língua Portuguesa dos direitos de aprendizagem (PNAIC).

A turma apresenta três grupos distintos em diferentes hipóteses de leitura.

O primeiro grupo ficou com a responsabilidade de apresentar a história utilizando recursos como fantoches e dedoches, os quais tiveram a oportunidade de socializa-la com a Educação Infantil.

O segundo grupo, contou a história para a nossa turma.

O terceiro grupo contou a história para o 1º ano e utilizaram como recurso a leitura da história no próprio livro (portador).

Os próprios alunos escolheram a história e após conheceram as várias versões da mesma, optaram pela mais tradicional, aquela que contavam para eles quando eram menores.

Foi uma experiência muito válida e graças a esse projeto, foi possível trabalhar outras formas de desenvolvimento da oralidade como o teatro, além de despertar cada vez mais o interesse pela leitura e a função do ler: ler para quê e para quem.


Durante a apresentação:

  • Questões indicadas pelos participantes
  • Envolvimento dos alunos
  • Sugestões do grupo ao trabalho apresentado

Apresentação 1 - Ciranda Literária (ver)
Apresentação 2 - Ciranda Literária (ver)

Nenhum comentário:

Postar um comentário