Professoras Natalia Francisquetti da Silva e Edirlaine Aparecida de Lana Freire
EMEIEF Professora Maria da Graça de Souza
EMEIEF Professora Maria da Graça de Souza
2º ciclo - inicial e final
Objetivos:
A temática da Copa do Mundo de futebol foi um assunto muito frequente no cotidiano das crianças durante o primeiro semestre. Por esta razão ficou acordado entre o grupo de professoras e gestão escolar a substituição da tradicional “Festa Junina” pela “Festa das Nações”, ocasião em que todas as turmas da escola apresentariam uma dança típica de algum país escalado para o mundial.
O Japão foi escolhido para as crianças do 2º ciclo inicial e final como país a ser representado na festa. Porém, as professoras elencaram ser de fundamental importância repertoriar as crianças acerca de algumas características e tradições da cultura japonesa, tendo para tanto a cultura brasileira como referência, objetivando despertar o respeito pela diversidade cultural e racial entre os povos.
Desta forma, foi realizado um projeto interdisciplinar e em parceria entre as duas turmas. O trabalho teve início com uma roda de conversa para as crianças socializarem o que já sabiam sobre o Japão. Surgiram assim relatos que o país é do outro lado do mundo e que a população possui “olhos puxados”. Utilizando o Mapa-Mundi como recurso as crianças conheceram a localização geográfica do Brasil e Japão. Estabeleceram comparações entre os tamanhos territoriais de ambos e a distância. O envolvimento e questionamentos das crianças possibilitou ainda uma conversa sobre o dia e noite.
A bandeira do Japão foi apreciada pelas crianças em comparação com a do Brasil. Após observação e conversa sobre os seus significados, as crianças confeccionaram suas bandeiras utilizando moldes vazados com formas geométricas. Nesta atividade, além da criatividade a solidariedade também foi contemplada. As crianças do 2º ciclo final auxiliaram as crianças do 2º ciclo inicial a realizar a pintura.
As crianças apreciaram o vídeo musical “Cocoricó no Japão” que apresenta diversos elementos da cultura japonesa, como banheira de ofurô, origami, alimentação, vestes e idioma. Todos esses aspectos foram trabalhados estabelecendo comparações com a cultura das crianças.
Para contemplar o estudo sobre a alimentação no Japão as crianças brincaram de restaurante, preparando Sushi e Sashimi com massinha. Vivenciaram também, simbolicamente, a experiência de comer com “hashi” ao invés de talheres.
O registro escrito por meio de símbolos foi bastante intrigante para as crianças, sobretudo quando comparado com as letras do alfabeto.
A finalização deste trabalho aconteceu na Festa das Nações com a apresentação de dança. Nesta data as crianças vestiram-se de quimono, chinelo e meias, conforme a tradição deste povo.
Durante toda a realização deste projeto as crianças se envolveram com as propostas e assuntos em estudo. O projeto possibilitou o trabalho com diferentes áreas do conhecimento em situações contextualizadas e do interesse das crianças, que se mostraram curiosas e envolvidas em todas as etapas deste estudo.
Durante a apresentação:
Objetivos:
- Repertoriar as crianças acerca de algumas características e tradições da cultura japonesa;
- Trabalhar com diferentes áreas do conhecimento em situações contextualizadas, ampliando saberes.
A temática da Copa do Mundo de futebol foi um assunto muito frequente no cotidiano das crianças durante o primeiro semestre. Por esta razão ficou acordado entre o grupo de professoras e gestão escolar a substituição da tradicional “Festa Junina” pela “Festa das Nações”, ocasião em que todas as turmas da escola apresentariam uma dança típica de algum país escalado para o mundial.
O Japão foi escolhido para as crianças do 2º ciclo inicial e final como país a ser representado na festa. Porém, as professoras elencaram ser de fundamental importância repertoriar as crianças acerca de algumas características e tradições da cultura japonesa, tendo para tanto a cultura brasileira como referência, objetivando despertar o respeito pela diversidade cultural e racial entre os povos.
Desta forma, foi realizado um projeto interdisciplinar e em parceria entre as duas turmas. O trabalho teve início com uma roda de conversa para as crianças socializarem o que já sabiam sobre o Japão. Surgiram assim relatos que o país é do outro lado do mundo e que a população possui “olhos puxados”. Utilizando o Mapa-Mundi como recurso as crianças conheceram a localização geográfica do Brasil e Japão. Estabeleceram comparações entre os tamanhos territoriais de ambos e a distância. O envolvimento e questionamentos das crianças possibilitou ainda uma conversa sobre o dia e noite.
A bandeira do Japão foi apreciada pelas crianças em comparação com a do Brasil. Após observação e conversa sobre os seus significados, as crianças confeccionaram suas bandeiras utilizando moldes vazados com formas geométricas. Nesta atividade, além da criatividade a solidariedade também foi contemplada. As crianças do 2º ciclo final auxiliaram as crianças do 2º ciclo inicial a realizar a pintura.
As crianças apreciaram o vídeo musical “Cocoricó no Japão” que apresenta diversos elementos da cultura japonesa, como banheira de ofurô, origami, alimentação, vestes e idioma. Todos esses aspectos foram trabalhados estabelecendo comparações com a cultura das crianças.
Para contemplar o estudo sobre a alimentação no Japão as crianças brincaram de restaurante, preparando Sushi e Sashimi com massinha. Vivenciaram também, simbolicamente, a experiência de comer com “hashi” ao invés de talheres.
O registro escrito por meio de símbolos foi bastante intrigante para as crianças, sobretudo quando comparado com as letras do alfabeto.
A finalização deste trabalho aconteceu na Festa das Nações com a apresentação de dança. Nesta data as crianças vestiram-se de quimono, chinelo e meias, conforme a tradição deste povo.
Durante toda a realização deste projeto as crianças se envolveram com as propostas e assuntos em estudo. O projeto possibilitou o trabalho com diferentes áreas do conhecimento em situações contextualizadas e do interesse das crianças, que se mostraram curiosas e envolvidas em todas as etapas deste estudo.
Durante a apresentação:
- Questões indicadas pelos participantes
- Envolvimento dos alunos
- Sugestões do grupo ao trabalho apresentado
Nenhum comentário:
Postar um comentário