Professora Dandiê Soares da Silva
EMEIEF Professor Darcy Ribeiro
EMEIEF Professor Darcy Ribeiro
Através do PNAIC discutimos sobre a importância da Matemática em situações lúdicas e de uso real, portanto, essa experiência objetivou a prática da matemática sobre o viés lúdico. O Caça ao Tesouro Matemático empregou em seus desafios situações problemas nas quais os alunos usaram a soma, subtração, multiplicação e divisão. Além disso, o raciocínio lógico foi valorizado já que os diferentes grupos de alunos corriam contra o tempo para conseguir o baú de tesouro de “um certo pirata”.
Divididos em nove grupos de diferentes cores recebiam pistas enigmáticas para encontrar os desafios. Todos ganharam a primeira pista para iniciar a caçada, mas as outras só a medida que resolviam os desafios.
A explicação básica da Caça ao Tesouro Matemático foi dada através de uma carta “escrita por um pirata”, o dono do tesouro. No baú havia outra carta desse mesmo pirata impondo uma última condição para o seu recebimento, o grupo vencedor teria de aceitar dividir o prêmio com os outros grupos.
Posteriormente essa atividade gerou uma discussão sobre a dificuldade ou facilidade dos desafios e voltamos a resolver estes coletivamente. No final da carta “o pirata pediu” que os alunos escrevessem de volta contando como foi a experiência deles na caça ao tesouro. E assim eles fizeram.
Além de narrarem esse momento fizeram perguntas ao “pirata”, sobre a vida dele. Além da matemática, essa atividade proporcionou o trabalho com o gênero carta, a cooperação e a solidariedade entre as crianças.
Divididos em nove grupos de diferentes cores recebiam pistas enigmáticas para encontrar os desafios. Todos ganharam a primeira pista para iniciar a caçada, mas as outras só a medida que resolviam os desafios.
A explicação básica da Caça ao Tesouro Matemático foi dada através de uma carta “escrita por um pirata”, o dono do tesouro. No baú havia outra carta desse mesmo pirata impondo uma última condição para o seu recebimento, o grupo vencedor teria de aceitar dividir o prêmio com os outros grupos.
Posteriormente essa atividade gerou uma discussão sobre a dificuldade ou facilidade dos desafios e voltamos a resolver estes coletivamente. No final da carta “o pirata pediu” que os alunos escrevessem de volta contando como foi a experiência deles na caça ao tesouro. E assim eles fizeram.
Além de narrarem esse momento fizeram perguntas ao “pirata”, sobre a vida dele. Além da matemática, essa atividade proporcionou o trabalho com o gênero carta, a cooperação e a solidariedade entre as crianças.
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