quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Nome próprio e o próprio nome

Professoras Sandra Regina Gomes Sikansi e Daisy Dias Amorim
EMEIEF Madre Teresa de Calcutá

2º Ciclo Final

O nome é a peça chave para o início da compreensão do sistema de escrita, é uma fonte de informação preciosa para quem está aprendendo a ler e escrever. O nome também ajuda os alunos a compreenderem umas das características fundamentais da escrita: a estabilidade da sequência, ou seja, que uma palavra é sempre escrita da mesma maneira, com as mesmas letras e na mesma ordem. A lista com nomes da classe é um texto com enorme potencial didático, pois ele cria múltiplas possibilidades de informação sobre as características da escrita.

Contudo, escrever seu próprio nome convencionalmente não quer dizer que os alunos tenham compreendido completamente o funcionamento do sistema de escrita. Mas, no início o nome serve de fonte de informação sobre a escrita e escrever o próprio nome e o nome de outros do grupo impulsiona a reflexão sobre este sistema.

Diante disto, em nosso planejamento preparamos uma sequência didática de leitura e escrita envolvendo o nome próprio e o dos colegas. No decorrer do trabalho podemos observar os avanços das crianças na compreensão do sistema de escrita ampliando gradativamente sua hipótese de escrita. Certamente esse trabalho tem ajudado os alunos a compreenderem, dentro do processo de aquisição da escrita, que são essas letras e não outras e nesta ordem e não em outra que escrevemos. Oportunizamos isto através de atividades de registro e reflexão significativas para eles: seus nomes e suas fotos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário