Professoras Luciana Dias Budrevicius Mazeto, Marisa de Almeida dos Santos e Sandra Maria Cavalcanti Ribeiro
EMEIEF Machado de Assis
Para que possamos desenvolver a autonomia das crianças, é importante oferecer situações nas quais elas possam desenvolver seu potencial com ajuda de outros. Percebemos que esse tipo de atividade é fundamental para o desenvolvimento do aluno. No trabalho com interclasses, é possível proporcionar a diversidade de opiniões, onde ocorre a mediação das situações-problema e assim, o desenvolvimento da aprendizagem.
Temos como objetivo nesse trabalho com interclasses, o desenvolvimentos da autonomia das crianças, o que não significa deixar fazer por fazer e sim, uma interação entre os grupos com intervenção do professor onde tomam decisões e resolvem situações-problema que surgem durante as atividades.
As atividades foram planejadas da seguinte forma:
Semanalmente realizamos na quadra atividades de circuito, onde os alunos das três turmas estão juntas, participando das mesmas atividades.
Após vivenciarmos o circuito na quadra, achamos importante que as crianças pudessem praticar, de forma autônoma, a locomoção nos espaços da escola e a escolha de atividades a serem realizadas.
Planejamos, então, atividades interclasses de Artes que são realizadas quinzenalmente. Essas atividades incluem: dobraduras, pinturas com tintas, esculturas com massinhas, confecção de brinquedos com sucatas, recorte e colagem, atividades teatrais com fantoches entre outras.
Apresentamos às crianças as três atividades que serão realizadas naquele dia. Cada criança escolhe a atividade que quer realizar e sempre leva o produto final para casa.
Em outros momentos, realizamos o circuito com brinquedos e pecinhas, onde eles passam pelas três salas no mesmo dia para brincarem, vivenciando a autonomia de forma prazerosa.
Temos como objetivo nesse trabalho com interclasses, o desenvolvimentos da autonomia das crianças, o que não significa deixar fazer por fazer e sim, uma interação entre os grupos com intervenção do professor onde tomam decisões e resolvem situações-problema que surgem durante as atividades.
As atividades foram planejadas da seguinte forma:
Semanalmente realizamos na quadra atividades de circuito, onde os alunos das três turmas estão juntas, participando das mesmas atividades.
Após vivenciarmos o circuito na quadra, achamos importante que as crianças pudessem praticar, de forma autônoma, a locomoção nos espaços da escola e a escolha de atividades a serem realizadas.
Planejamos, então, atividades interclasses de Artes que são realizadas quinzenalmente. Essas atividades incluem: dobraduras, pinturas com tintas, esculturas com massinhas, confecção de brinquedos com sucatas, recorte e colagem, atividades teatrais com fantoches entre outras.
Apresentamos às crianças as três atividades que serão realizadas naquele dia. Cada criança escolhe a atividade que quer realizar e sempre leva o produto final para casa.
Em outros momentos, realizamos o circuito com brinquedos e pecinhas, onde eles passam pelas três salas no mesmo dia para brincarem, vivenciando a autonomia de forma prazerosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário