quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Combinados e resolução de conflitos

Professora Geovania de Lima
EMEIEF José Maria Sestilio Mattei

5º ano - Ensino Fundamental

Objetivo: Desenvolver reflexões e atitudes acerca dos bons hábitos no cotidiano escolar com o intuito de sensibilizar que as ações são refletidas na relação com o outro.


A professora organizou um rol de combinados a partir deste tema. Estes combinados foram construídos e firmados entre professor e alunos.

Neste sentido elencaram algumas atitudes que poderiam ou não ser “legais”, no tão famoso “cartaz de combinados”.

Com relação às aprendizagens, as aulas sempre foram planejadas baseadas em motivações, pesquisas e trocas e se por ventura alguns alunos não alcançassem os objetivos propostos, poderiam alcançá-los gradativamente a partir de toda a dinâmica que estivesse inserido e que a disciplina estaria diretamente relacionada aos avanços nas aprendizagens de todos os envolvidos.

Como disparador do trabalho assistiram o filme “Mãos talentosas”. Diante da abordagem trazida pelas cenas, os alunos perceberam que podem contar com o apoio dos professores e da família. Como a maior parte das crianças gosta de dançar, planejamos o “Quiz semanal” (baladinha), porém, ficou acordado também que se houvesse algum motivo que fugisse dos combinados não haveria esta “baladinha” e que todos seriam informados, em tempo oportuno, sobre o motivo. Mais uma proposta foi realizada com a turma: o desenvolvimento do teatro – “Menina Bonita do Laço de Fita” com o intuito de trabalhar as diferenças e sua relevância na relação com o outro. Outra ação importante foi a organização de grupos de estudos matemáticos onde por meio de avaliações e observações realizadas durante a rotina escolar, os alunos foram agrupados de acordo com os saberes de cada um. Enfim, a professora trabalhou com a pedagogia da dialogicidade como uma prática na resolução dos nossos conflitos. Outra ação importante e relevante foi os alunos envolvidos no planejamento e replanejamento das ações desenvolvidas em nosso cotidiano. Esta postura e consciência aos poucos foram se estabelecendo e se firmando. Os alunos perceberam a importância de sua participação, envolvimento e da sua co-responsabilidade no processo de ensino e aprendizagem.

Os ganhos foram muitos e os resultados são mensuráveis em todo o convívio e desenvolvimento cognitivo da turma.


Durante a apresentação:

Alguns professores de Educação Física relataram que este trabalho com regras e combinados reflete nas aulas corporais onde requer também respeito e cooperação das crianças durante as aulas.

A professora Vilma da creche parabenizou o trabalho apresentado pela professora e disse ter aprendido muito com ela.

Outra professora presente validou o trabalho apresentado no que diz respeito a importância de se desenvolver a reflexão sobre atos e atitudes e suas consequências dentro de uma relação coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário