Professora Regiane Ibanhez Gimenes Berni
EMEIEF Elizabete Leonardi

O trabalho apresentado refere-se a uma pesquisa que investigou como o Jogo Linguístico, estratégia metodológica para o trabalho com a consciência fonológica, pode qualificar o processo de alfabetização desde a Educação Infantil. Como parte do arcabouço teórico utilizado, estão os autores como Gombert (2003), Barrera e Maluf (2003), Lamprecht (2008), Monteiro e Baptista (2009) e Leite e Morais (2012b), que discutem a temática. Colaboraram também Corrêa (2009) para a discussão da proposta do Jogo Linguístico (Jogo das Fitas para os alunos como) feita no estudo de campo e com Leite e Morais (2012a), durante a análise dos dados. A pesquisa experimental, feita com alunos da faixa etária de 5 anos da Educação Infantil de uma escola pública da cidade de Santo André, São Paulo, ocorreu durante o segundo semestre de 2013. Os resultados da pesquisa alcançaram os objetivos propostos, pois evidenciaram ser o Jogo Linguístico uma estratégia positiva no processo de alfabetização na Educação Infantil, tendo colaborado com o desenvolvimento de grande parte do grupo pesquisado, que de forma lúdica, brincando em equipes, foram refletindo sobre os sons das palavras e progredindo em suas hipóteses de escrita.
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