quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Significando olhares na Educação Infantil

Professoras (APS) Cilene de Souza Goes, Débora Cristiane dos Santos Pasito e Sheila Ap. Correa Silva
Creches Gonzaguinha, Professor Manoel Campestrini e Heitor Villa Lobos

Berçário ao 2º Ciclo

Através do “brincar” o professor/educador é convidado a perceber e ressignificar seu “olhar”. O lúdico propicia um amplo leque de situações onde esse olhar deve estar focado e se tornar um instrumento de ampliação de possibilidades que ajudarão no pleno desenvolvimento do educando.


Ver e Olhar. Será que existe essa diferença?

Ao perguntar a alguém se existe alguma diferença entre Ver e Olhar, certamente ouviremos que não; que Ver e Olhar são sinônimos. E de fato são. Entretanto, mesmo sendo sinônimos, existe diferença entre a ação de Ver e de Olhar.

Ouvimos muito, mas pouco escutamos; vemos muito, mas pouco olhamos. Quando paramos para olhar algo, devemos nos despir de todo e qualquer preconceito, conceito ou pré-conceito; devemos estar abertos ao que iremos presenciar, pois é através do olhar que percebemos o imperceptível.


"Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo,
e o mundo aparece refletido dentro da gente".
Rubem Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário