Professora Luciana Silva Gongora dos Santos
Creche Brasil Marques do Amaral
Creche Brasil Marques do Amaral
1º Ciclo Inicial - Educação Infantil
Resumo: Trabalhamos com dois Projetos: Identidade, Contos de Fadas e uma sequência de atividades sobre música.
A atividade disparadora que nos deu subsídios para iniciarmos as sequências de atividades foi o conto de fadas dos 3 Porquinhos, pois este conto nos possibilitou a exploração de instrumentos musicais (violino, piano e a flauta), que eram utilizados pelos personagens do conto, no decorrer apresentamos e exploramos os sons de outros instrumentos, através de apresentação de violino realizada pela educadora Mirian, exploração dos instrumentos musicais da bandinha da escola, atividades de sons produzidos pelo próprio corpo, apreciação e escuta de diversos sons.
Os contos de fadas contagiaram as crianças, possibilitando diversos aprendizados tais como: o desenvolvimento da oralidade (rodas de conversas, gravações de áudios, contação de histórias (utilização de fantasias, máscaras, pelos adultos e pelas crianças), momentos lúdicos, culinárias.
Realizamos diversos momentos em que contávamos histórias com a utilização de fantasias, máscaras, pelos adultos e pelas crianças, estes recursos significavam estes momentos e traziam magia para o imaginário das nossos pequenos.
Trabalhamos a identidade dos alunos com a utilização de diversos recursos, tais como: identificação dos objetos e pertences das crianças, colmeia com respectivas fotos e nomes, chamadinha diária com recurso gráfico, incentivar as crianças chamar o colega e educadoras pelos seus respectivos nomes (extinção da nomenclatura Tia), atividades lúdicas cantigas em que sejam inseridos os nomes de todos, confecção do tapete com fotos individuais e coletiva.
O teatro do conto da Branca de Neve ganhou destaque na sequência de atividades realizadas pelo conto, pois antes de fazermos o teatro contamos a história com a utilização de diversos recursos leitura de livros, visualização do filme, fantoches, escuta de gravações, contação da história com máscaras e fantasias, quando realizamos o teatro para apresentarmos aos demais alunos da unidade escolar e no dia da família as crianças estavam familiarizadas ao conto, sabiam o tempo que deveriam entrar em cena e suas respectivas falas.
Estamos trabalhando algumas atividades relacionadas as partes do corpo, através de desenhos, colagens, fotografias e músicas, após vivenciarem estes momentos de muita aprendizagem de forma lúdica e envolvente, a maioria das crianças conseguem identificar e algumas nomeiam as partes do corpo humano.
Vale ressaltar que além das atividades relacionadas as sequências de atividades (músicas, contos de fadas), Projeto identidade ainda temos as atividades permanentes que ajudam organizar o pensamento das crianças e também oportunizam a participação no momentos da construção da rotina.
A realização dos projetos apontados foram significativos para as crianças contribuindo para o desenvolvimento do grupo como um todo, muitas aprendizagens que merecem ser compartilhadas.
Os contos de fadas contagiaram as crianças, possibilitando diversos aprendizados tais como: o desenvolvimento da oralidade (rodas de conversas, gravações de áudios, contação de histórias (utilização de fantasias, máscaras, pelos adultos e pelas crianças), momentos lúdicos, culinárias.
Realizamos diversos momentos em que contávamos histórias com a utilização de fantasias, máscaras, pelos adultos e pelas crianças, estes recursos significavam estes momentos e traziam magia para o imaginário das nossos pequenos. Trabalhamos a identidade dos alunos com a utilização de diversos recursos, tais como: identificação dos objetos e pertences das crianças, colmeia com respectivas fotos e nomes, chamadinha diária com recurso gráfico, incentivar as crianças chamar o colega e educadoras pelos seus respectivos nomes (extinção da nomenclatura Tia), atividades lúdicas cantigas em que sejam inseridos os nomes de todos, confecção do tapete com fotos individuais e coletiva.
O teatro do conto da Branca de Neve ganhou destaque na sequência de atividades realizadas pelo conto, pois antes de fazermos o teatro contamos a história com a utilização de diversos recursos leitura de livros, visualização do filme, fantoches, escuta de gravações, contação da história com máscaras e fantasias, quando realizamos o teatro para apresentarmos aos demais alunos da unidade escolar e no dia da família as crianças estavam familiarizadas ao conto, sabiam o tempo que deveriam entrar em cena e suas respectivas falas.
Estamos trabalhando algumas atividades relacionadas as partes do corpo, através de desenhos, colagens, fotografias e músicas, após vivenciarem estes momentos de muita aprendizagem de forma lúdica e envolvente, a maioria das crianças conseguem identificar e algumas nomeiam as partes do corpo humano.Vale ressaltar que além das atividades relacionadas as sequências de atividades (músicas, contos de fadas), Projeto identidade ainda temos as atividades permanentes que ajudam organizar o pensamento das crianças e também oportunizam a participação no momentos da construção da rotina.
A realização dos projetos apontados foram significativos para as crianças contribuindo para o desenvolvimento do grupo como um todo, muitas aprendizagens que merecem ser compartilhadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário