Professora Luciane Galvão Candido
EMEIEF Professor Nicolau Moraes Barros
EMEIEF Professor Nicolau Moraes Barros
1º Ciclo Final
Objetivo: Desenvolvimento da oralidade
A importância do exercício com a oralidade e as possibilidades de trabalho pedagógico com as crianças de 3 anos.
O período da Educação Infantil é importante para que a criança se desenvolva socialmente e cognitivamente, para tanto a oralidade é fundamental porque por meio dela são expressos os sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
Há inúmeras possibilidades de trabalho pedagógico com as crianças de 3 anos, dentre elas foi escolhido a dramatização e a interpretação dos desenhos das capas de livros literários.
Quando uma criança dramatiza uma história há necessidade de se expressar oralmente de modo que os ouvintes entendam.
Já a interpretação das capas dos livros possibilita relatórios orais sobre o que se vê, levantamento de hipóteses sobre a história, relacionar com outras histórias conhecidas e opinar sobre as preferências ou não de histórias semelhantes.
Tais exercícios possibilitaram o desenvolvimento da oralidade bem como a progressiva introdução a linguagem escrita, pois acredita-se que é por meio do domínio da língua, oral e escrita, que os indivíduos constroem a visão de mundo e produzem conhecimento.
Objetivo: Desenvolvimento da oralidade
A importância do exercício com a oralidade e as possibilidades de trabalho pedagógico com as crianças de 3 anos.
O período da Educação Infantil é importante para que a criança se desenvolva socialmente e cognitivamente, para tanto a oralidade é fundamental porque por meio dela são expressos os sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
Há inúmeras possibilidades de trabalho pedagógico com as crianças de 3 anos, dentre elas foi escolhido a dramatização e a interpretação dos desenhos das capas de livros literários.
Quando uma criança dramatiza uma história há necessidade de se expressar oralmente de modo que os ouvintes entendam.
Já a interpretação das capas dos livros possibilita relatórios orais sobre o que se vê, levantamento de hipóteses sobre a história, relacionar com outras histórias conhecidas e opinar sobre as preferências ou não de histórias semelhantes.
Tais exercícios possibilitaram o desenvolvimento da oralidade bem como a progressiva introdução a linguagem escrita, pois acredita-se que é por meio do domínio da língua, oral e escrita, que os indivíduos constroem a visão de mundo e produzem conhecimento.
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