terça-feira, 8 de novembro de 2016

A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA DE OBSERVAÇÃO E REGISTRO PEDAGOGICO

 Janaína D. Fernandes / Keyla da Motta C. Martes.    

  CRECHE Irmã Rosina da Silva   

A REDE EM RODA 2016
Berçário

Vivemos em um mundo cada vez mais imagético, onde crianças da mais tenra idade estão aperfeiçoando suas capacidades de leitura de imagens. 

Neste contexto, surgem alguns questionamentos: porque não utilizarmos esta ferramenta a favor do processo de aprendizagem? É possível utilizar uma seleção especifica dos registros fotográficos no resgate de memórias do que já foi vivido e experimentado? Qual a função da fotografia enquanto instrumentos de observação?  Em nossas pesquisas e discussões sobre essas questões, percebemos a necessidade de documentar o dia a dia, favorecendo a reflexão e a observação dos avanços e particularidade das crianças ao longo do seu percurso.

Com isso, percebemos que essa ação tem facilitado a compreensão dos pais, quanto a rotina da creche, principalmente em relação os desenvolvimento pedagógico. 
Por meios deste trabalho, nossa intenção é dialogar com nossos colegas sobre o lugar deste registro nas praticas de Educação Infantil.


Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário