sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Práticas psicomotoras na rotina do 1° Ciclo Final

Mirvane Dias de Souza / Natália Francisquetti da Silva

Creche Dom Décio Pereira

A REDE EM RODA 2016
1° Ciclo Final

Os fatores psicomotores são de suma importância para o desenvolvimento integral das crianças. Nesse sentido, o trabalho com práticas psicomotoras na rotina do 1° ciclo final tem como objetivo oferecer e ampliar as vivências motoras das crianças através de atividades lúdicas, com ou sem o uso de materiais, utilizando diferentes espaços, para promover diferentes experiências corporais, valorizando também o brincar como fazer da criança.

As propostas de vivências corporais acontecem diariamente na rotina do 1° ciclo final por meio de atividades permanentes, como uso do parque, bem como através de atividades direcionadas e exploratórias, como circuitos motores, dança, rodas cantadas e brincadeiras.
É importante destacar nesse contexto a necessidade de variar as estratégias utilizadas nessas práticas a fim de diversificar as experiências e aprendizagens das crianças.

O trabalho com as vivências corporais se estenderá durante todo o ano letivo. As experiências do 1° semestre demonstram um avanço e amadurecimento motor das crianças, sobretudo especificamente com crianças com Necessidades Educacionais Especiais (Paralisia Cerebral e Atraso no desenvolvimento Psicomotor).


Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário