Fernanda
Pereira das Chagas Gomes
Creche Maria Delphina de Carvalho Neves
Creche Maria Delphina de Carvalho Neves
Professoras
que irão lotar
Professoras de creche
Professoras do fundamental / 2016/ Creche
A intenção é compartilhar minha pesquisa de
mestrado que teve como objetivo analisar
o processo de constituição da
identidade profissional de quatro professoras que atuam em creche
na rede, com crianças de 4
meses a 3 anos, na perspectiva de Dubar (1997, 2009) acerca
da identidade.
A inserção de professoras nas creches tem características
particulares em nossa rede, o que desencadeia uma realidade muitas vezes
complexa. Entendendo que a constituição
da identidade docente ocorre ao longo do percurso profissional, e
vários elementos participam desse processo, destaca-se na pesquisa a importância dos elementos que constituem a
identidade profissional das professoras de creche. Considerando o seu papel,
este estudo trata das concepções de criança
e infância, da função da instituição creche, da compreensão do brincar, da formação inicial e continuada, assim como das condições de trabalho que influenciam
a identidade profissional da professora de crianças pequenas. Tendo em vista que, na atualidade, a função da creche é cuidar e educar, o que torna
mais complexa a profissão,
surgem novos desafios para a professora de creche, como o domínio de conhecimentos específicos sobre a criança e a infância, além do
trabalho docente. Desta forma, este trabalho permitiu
compreender um pouco mais a realidade das creches do município de Santo André,
através da observação e dados coletados com as quatro professoras desse
espaço-creche. Entretanto, deixou perguntas não respondidas, questões não
tratadas e temas a serem discutidos, que podem favorecer a reflexão dos
responsáveis pela educação no município e das professoras de creche.
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
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