Daniela Pereira do Vale E Maria Helena Pereira
Dina da Silva
EMEIEF Professora Elaine Cena Chaves
2º
ciclo do Ensino Fundamental – 5º ano
JUSTIFICATIVA - O Projeto surgiu da
necessidade do professor de dispor de salas que venham facilitar o acesso aos
materiais didáticos específicos de cada disciplina, proporcionando a
dinamização das aulas para aquisição do conhecimento. Melhorando também a
qualidade da aprendizagem, uma vez que a exposição à imagem e outros
estímulos intencionalmente organizados, estimula a curiosidade e facilita a
aprendizagem dos alunos. Com esta proposta a escola busca organizar melhor
seu tempo e espaços com vistas a oferecer ambientes promotores de
aprendizagens. Além disso, possibilita condições para trocas de aprendizagens
entre turmas (parceria com outras professoras).
OBJETIVO - Elevar o índice de aprendizagem dos
alunos através da utilização adequada de materiais de ensino aprendizagem, da
otimização do tempo pedagógico, da utilização de novas metodologias de ensino
e equipamentos; Viabilizar o uso dos espaços
pedagógicos e recursos materiais existentes na escola ou que possam ser
construídos por professores e alunos;
METODOLOGIA - Identificamos a
necessidade de complementar as aulas com recursos que fossem atrativos ao
grupo de alunos, enriquecendo assim o aprendizado. Era preciso disponibilizar
materiais mudando o ambiente de sala de aula para facilitar o acesso. Visando
superar essa carência nós nos propomos a reorganizar o espaço em salas
ambientes. Trata-se de salas as quais o professor organiza os materiais
didáticos da disciplina e os alunos se deslocam de uma sala para outra em
parcerias com as professoras.
Essa proposta já ocorre
desde meados de maio entre os 5º anos em parceria com as professoras da
Educação Infantil. No entanto a ideia é que todas as professoras da escola
possam fazer parte desta proposta. Pode-se perceber no curto
período de trabalho o entusiasmo dos alunos.
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário