quarta-feira, 21 de setembro de 2016

A parceria entre PAEIS, AIES E Estagiárias de pedagogia na inclusão de alunos com deficiência na Rede Municipal de Santo André

Amanda Sousa Batista do nascimento, Débora de Lourdes da Silva Sousa, Juliana Cristina Barbosa do Amaral, Silvana Aparecida Bortoloti de Moraes, Douglas Vaz Gomes, Paulo Sérgio Paulino Lopes, Priscila Regina Moreno David, Vastir Rodrigues de Oliveira e Eliana Soares Silva

EMEIEF Cândido Portinari, EMEIEF Cora Coralina Maria de Jesus e EMEIEF Chico Mendes

A REDE EM RODA 2016
EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E EJA


OBJETIVO:
  • Explicitar o trabalho desenvolvido pelas PAEIS na assessoria das Unidades Escolares atrelado ao fazer dos Agentes de Inclusão Escolar e estagiárias de Pedagogia para assegurar uma Educação Inclusiva de qualidade.
  • Evidenciar a importância da parceria entre estes os profissionais e os resultados obtidos com os alunos, compartilhando as práticas desenvolvidas nas Unidades Escolares.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:

  • O trabalho da Educação Inclusiva implica a ação direta das PAEIS com os professores para traçar o Plano de Acompanhamento dos alunos, as conversas com as famílias, e o passo a passo desde a matrícula dos alunos até o seu acompanhamento trimestral. Para qualificar este trabalho, as PAEIS contam com parceiros: equipes gestoras, professores de Sala de Recursos Multifuncionais, técnicos, AIES e estagiárias de Pedagogia. Neste trabalho, tratamos especificamente dos profissionais AIES e estagiárias de Pedagogia, que atuam diretamente com os alunos nas Unidades Escolares e são fundamentais para o sucesso das ações.
  • O trabalho dos AIES e das estagiárias são orientados pelas PAEIS, desde a formação mensal da qual eles participam, com o apoio da Coordenação do CADE, até mesmo as conversas realizadas nas Unidades Escolares, para planejar os horários de atendimento, a confecção de materiais adaptados, as orientações específicas e o compartilhamento do Plano de Acompanhamento do aluno.
  • Cada PAEI, AIES e estagiária irá partilhar uma experiência ou relato de prática assertiva com os alunos com deficiência, bem sucedidas devido à parceria entre todos os profissionais envolvidos.

RESULTADOS ESPERADOS:

Os resultados esperados com este trabalho em parceria na Educação Inclusiva é que o aluno com deficiência seja cada vez mais autônomo, que avance em seu processo de ensino e aprendizagem considerando aprendizagens realmente significativas, não utilizar parâmetros preestabelecidos de comparação, mas sim comparar o aluno com ele mesmo, dentro das suas possibilidades, saberes e não saberes.
Propiciar paulatinamente, oportunidades para que o aluno tenha uma formação acadêmica e social, de acordo com o que ele precisa, sem minimizar suas capacidades.
Ressaltar que a Rede Municipal de Santo André possui um trabalho diferenciado em Educação Inclusiva, que busca efetivamente alcançar as metas e objetivos do Plano Municipal de Educação e da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Embora tenhamos percalços e muito mais a se fazer, é preciso valorizar o que já foi construído até o momento e compartilhar boas práticas, consolidando o ideal de que é possível incluir os educandos com deficiência e contribuir para que tenham acesso à Educação, que é direito constitucional.

 


Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário