Regina Célia Alves Fernandes, Joyce Maria Costa e Lilian Resende de Godoi Francisco.
Creche Paranapiacaba
Creche Paranapiacaba
1ºC
- INICIAL
Em nenhuma outra fase da vida as crianças se desenvolvem tão rapidamente quanto até os 3 anos de idade. Daí a importância de entendermos como cada atividade ou brincadeira ensina.
A criança, sozinha ou com os amigos, usa todos os recursos de que dispõe para explorar o mundo e ampliar sua percepção sobre ele, organizar o pensamento e trabalhar com afetos e sentimentos. Isto tudo ocorre num grau maior quando o brincar envolve o faz de conta. Pois é por meio dos jogos simbólicos, que a criança passa a dar diferentes significados a um único objeto (ex: um pedaço de pau pode ser uma boneca que se embala); a brincadeira e o faz de contas também são meios de desenvolver a linguagem. Pois, imaginando, a criança se comunica, constrói histórias e expressa vontades; para que tudo isso ocorra estamos sempre organizando o ambiente de acordo com os objetivos que queremos alcançar e nestes momentos.
Nós professores ora estamos como espectadores e ora estamos como mediadores destas aprendizagens, com um único objetivo: que todos possam estar se desenvolvendo em todos os aspectos cognitivos de forma e significativa.
Em nenhuma outra fase da vida as crianças se desenvolvem tão rapidamente quanto até os 3 anos de idade. Daí a importância de entendermos como cada atividade ou brincadeira ensina.
A criança, sozinha ou com os amigos, usa todos os recursos de que dispõe para explorar o mundo e ampliar sua percepção sobre ele, organizar o pensamento e trabalhar com afetos e sentimentos. Isto tudo ocorre num grau maior quando o brincar envolve o faz de conta. Pois é por meio dos jogos simbólicos, que a criança passa a dar diferentes significados a um único objeto (ex: um pedaço de pau pode ser uma boneca que se embala); a brincadeira e o faz de contas também são meios de desenvolver a linguagem. Pois, imaginando, a criança se comunica, constrói histórias e expressa vontades; para que tudo isso ocorra estamos sempre organizando o ambiente de acordo com os objetivos que queremos alcançar e nestes momentos.
Nós professores ora estamos como espectadores e ora estamos como mediadores destas aprendizagens, com um único objetivo: que todos possam estar se desenvolvendo em todos os aspectos cognitivos de forma e significativa.
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário