segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Recontando e Aprendendo com Contos e Histórias na Educação Infantil

Paolo Gibilisco Neto


Creche Irmã Rosina da Silva

1º Ciclo Final


OBJETIVO
Visar à introdução de valores, desenvolver a oralidade, gosto pela leitura, autonomia, noções de espaço, contagem, números, cores, formas geométricas, noções de saúde e higiene, sentido literal e sentido figurado e expressão corporal.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:
Deu-se início em uma roda de conversa realizada no 1º trimestre quando uma criança revelou que havia ganhado um livro de presente da tia e disse que o livro estava na mochila, pedi para ela pegar e as crianças me pediram para contar esta história que era da Chapeuzinho Vermelho o interesse das crianças foi muito grande, que resolvi fazer um projeto.

O Projeto se deu nas seguintes etapas: primeiramente contamos três versões da história (conto clássico, a verdadeira história da Chapeuzinho e os Três Porquinhos Malcriados e o Lobo Bom), depois realizamos uma votação com as crianças para escolhermos uma das histórias para confeccionarmos um livro que foi nosso produto final, escolhida a história versão clássica iniciamos as atividades artísticas da montagem do livro para cada criança, juntamente com um kit que fizemos, para recontar a história para os pais, que  continham figuras geométricas que representavam os personagens.

Durante o projeto confeccionamos máscaras dos personagens, para momentos de brincadeiras, apresentamos a história com teatrinho de sombras, contando com livros e DVD's.

Por meio das rodas de conversa e durante o desenvolvimento do projeto:
- Cuidado com o meio ambiente;
- Incentivo a leitura e apreciação por livros;
- Organização e cuidados na biblioteca;
- Trabalhar valores: Palavras Mágicas / Orgulho / Solidariedade;
- Retorno das famílias (reconto);

- Dramatizações e recontos espontâneos das histórias pelas crianças durante as brincadeiras;



A REDE EM RODA 2015

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil


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