terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Projeto Político Pedagógico: da construção coletiva a um planejamento ativo - relato de experiência.

Vilma Aparecida de Barros, Helen Cristina Langue Peranovichi Leite

Creche Professor Hideki Koyama.

Educação infantil.

Nosso projeto se desenvolve em torno de algumas necessidades, essenciais para que a conexão creche-população seja completa. Partimos de pressupostos básicos como conhecer totalmente o complexo CESA Cata Preta e a Creche, além dos bairros atendidos, pois buscamos relacionar a cultura inserida na comunidade para a formação do nosso projeto e para construção da identidade escolar, buscando uma organização que tem por objetivo não somente a melhoria da qualidade do ensino, mas das relações sociais com toda essa comunidade.

Por isso organizamos no início do ano letivo o acolhimento da equipe para que esse momento fosse próspero de ideias e iniciativas produtivas. Realizamos o Planejamento da reunião com as famílias, falamos e discutimos sobre o acolhimento e inserção das crianças para o ano 2015 e orientações com todos os membros da equipe. Visitamos o entorno tendo como foco conhecer a comunidade e tornar o grupo ciente da realidade com a qual trabalhamos. Os resultados foram surpreendentes, com a equipe conhecendo os problemas e, após as vivências relatadas, sensibilizando-se com a realidade de seu entorno e isso foi manifesto através de diferentes linguagens.

A elaboração do projeto político pedagógico foi coletiva e se deu de maneira bem horizontal sendo construído por todos os integrantes numa discussão aberta e democrática.



A REDE EM RODA 2015

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário