terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Linguagens Artísticas e Estéticas: vamos brincar com tudo isso?

Bianca Bressan de Paula, Karina Gonçalves, Shirlei Silva Cardoso, Wilma Cretucci

Creche Professora Elisabete Lilian Piccinin


Berçário


Pensando no mundo em que vivemos, cuja tecnologia da informação tomou conta de nossas vidas e de nossos corpos, dicotomizando-os, estabelecendo estereótipos de gênero, de etnia, de idade, de melhor e pior, e pensando na falta de tempo dos adultos/as para as crianças, considerando-as como seres incapazes de produzir culturas (PERROTI, 1982), este projeto tem o objetivo de ir na "contra-mão", mostrando a partir das vivências e experimentações das crianças, que desde bebês, elas já são capazes de produzir culturas, (sons, gestos, balbucios, choros, sensações e expressões) mediante as propostas que lhes são oferecidas: tinta, cola, massinha, brinquedos, contações e narrações de histórias, música, dança, exploração de objetos diversos,  e outros recursos.

O trabalho tem se desenvolvido de acordo com o ritmo, as necessidades e possibilidades deste grupo de crianças, respeitando seus limites, preferências e avanços. Como resultados preliminares, podemos verificar o grande interesse das crianças em manusear e explorar os mais diversos materiais, fazendo experimentações e descobrindo as diferentes possibilidades de cores, texturas, cheiros, misturas.

A interação com os materiais oferecidos, a descoberta de sons, as experimentações com o corpo, as possibilidades múltiplas de movimento, as interações criança/criança e criança/adulto, os momentos de escuta atenta e de fala, gestos, toques e balbucios, o desenvolvimento da oralidade, o desenvolvimento motor e a ampliação e aprimoramento das possibilidades de movimento foram aspectos nos quais se pode observar sensível desenvolvimento das crianças. 




A REDE EM RODA 2015

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário