Berçário
A interação com os materiais oferecidos, a descoberta de sons, as experimentações
com o corpo, as possibilidades múltiplas de movimento, as interações
criança/criança e criança/adulto, os momentos de escuta atenta e de fala,
gestos, toques e balbucios, o desenvolvimento da oralidade, o desenvolvimento
motor e a ampliação e aprimoramento das possibilidades de movimento foram
aspectos nos quais se pode observar sensível desenvolvimento das crianças.
Pensando no mundo em que vivemos, cuja
tecnologia da informação tomou conta de nossas vidas e de nossos corpos,
dicotomizando-os, estabelecendo estereótipos de gênero, de etnia, de idade, de
melhor e pior, e pensando na falta de tempo dos adultos/as para as crianças,
considerando-as como seres incapazes de produzir culturas (PERROTI, 1982), este
projeto tem o objetivo de ir na "contra-mão", mostrando a partir das
vivências e experimentações das crianças, que desde bebês, elas já são capazes
de produzir culturas, (sons, gestos, balbucios, choros, sensações e expressões)
mediante as propostas que lhes são oferecidas: tinta, cola, massinha,
brinquedos, contações e narrações de histórias, música, dança, exploração de objetos
diversos, e outros recursos.
O trabalho tem se
desenvolvido de acordo com o ritmo, as necessidades e possibilidades deste grupo
de crianças, respeitando seus limites, preferências e avanços. Como resultados
preliminares, podemos verificar o grande interesse das crianças em manusear e
explorar os mais diversos materiais, fazendo experimentações e descobrindo as
diferentes possibilidades de cores, texturas, cheiros, misturas.
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário