segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Diversas possibilidades na rotina da Creche

Camila Rosa dos Santos Aleixo

Creche Maria Delphina de Carvalho Neves

I ciclo inicial/ 2015/ Educação Infantil

Observar como os pequenos ocupam o espaço físico, manejam os objetos e como e em quais situações a turma interage pode render intervenções.

A preparação da rotina para a Educação Infantil deve ser intencional. “Organizar um espaço adequado para as crianças requer conhecimentos diferentes daqueles que as mães colocam em prática intuitivamente em casa. No ambiente institucional, além do acolhimento, elas precisam ter segurança para se movimentarem com liberdade”.
Nas creches as rotinas precisam ser organizadas de modo a dar aos pequenos chances de desenvolver a relação tempo/espaço por meio de estímulos. A aprendizagem em ambientes com várias possibilidades é mais intensa do que naqueles em que o cotidiano é estruturado com base em restrições. Considerar o aspecto lúdico e assumir a postura de apoiar as atividades significa, nessa faixa etária, contribuir para a construção de conhecimentos imprescindíveis.

O estímulo é realizado através do brinquedo, de brincadeiras, de jogos e de várias outras práticas inclusas na rotina, beneficiando o potencial cerebral da criança, desenvolvendo assim aspectos físicos, emocionais e intelectuais.
Desta forma, socializar as diversas possibilidades de trabalhar atividades permanentes no contexto da creche é de suma importância para garantir um processo educativo de qualidade.

Com este projeto buscamos favorecer este contexto, garantindo assim que as possibilidades apresentadas fossem oportunizadas às crianças.



A REDE EM RODA 2015

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário