I ciclo inicial/
2015/ Educação Infantil
Com este projeto buscamos favorecer este contexto, garantindo assim que as possibilidades apresentadas fossem oportunizadas às crianças.
Observar como os pequenos ocupam o
espaço físico, manejam os objetos e como e em quais situações a turma interage
pode render intervenções.
A preparação da rotina para a Educação
Infantil deve ser intencional. “Organizar um espaço adequado para as crianças
requer conhecimentos diferentes daqueles que as mães colocam em prática
intuitivamente em casa. No ambiente institucional, além do acolhimento, elas
precisam ter segurança para se movimentarem com liberdade”.
Nas creches as
rotinas precisam ser organizadas de modo a dar aos pequenos chances de
desenvolver a relação tempo/espaço por meio de estímulos. A aprendizagem em
ambientes com várias possibilidades é mais intensa do que naqueles em que o
cotidiano é estruturado com base em restrições. Considerar o aspecto lúdico e
assumir a postura de apoiar as atividades significa, nessa faixa etária,
contribuir para a construção de conhecimentos imprescindíveis.
O estímulo é
realizado através do brinquedo, de brincadeiras, de jogos e de várias outras
práticas inclusas na rotina, beneficiando o potencial cerebral da criança,
desenvolvendo assim aspectos físicos, emocionais e intelectuais.
Desta forma,
socializar as diversas possibilidades de trabalhar atividades permanentes no
contexto da creche é de suma importância para garantir um processo educativo de
qualidade.
Com este projeto buscamos favorecer este contexto, garantindo assim que as possibilidades apresentadas fossem oportunizadas às crianças.
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil


Nenhum comentário:
Postar um comentário