terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Avaliação participativa do PPP

Ana Luzia da Silva Vieira, Djanira Alves Biserra Araujo

Creche Monsenhor João do Rego Cavalcanti

Gestão democrática

O presente trabalho realizado na Creche Monsenhor João do Rego Cavalcante teve como objetivos avaliar o PPP de forma participativa; descentralizar a gestão envolvendo a equipe escolar nas tomadas de decisão e estabelecer metas e encaminhamentos para qualificar o trabalho.

Tendo como princípio a gestão democrática e a elaboração e o acompanhamento do PPP de forma participativa a equipe gestora envolveu toda a comunidade escolar em diferentes etapas de avaliação, perpassando pela autoavaliação e avaliação dos serviços oferecidos por todos os sujeitos envolvidos, inclusive famílias

A avaliação iniciou com a retomada de procedimentos e fazeres na creche, em que a equipe avaliou o que estava bom, o que considerava frágil e quais sugestões teria para melhorar. Posteriormente cada uma das pessoas realizou sua autoavaliação, avaliando também cada um dos segmentos. Todos os resultados foram sistematizados pelos conselheiros escolares em uma tabela e realizando-se um paralelo com as metas estabelecidas no PPP  foi possível traçar novos encaminhamentos. Com as famílias, a avaliação aconteceu também por meio de uma tabela dando a oportunidade de manifestação frente aos serviços oferecidos pela creche. 

O trabalho trouxe como resultados obtidos a percepção de que por meio da avaliação participativa é possível envolver toda a comunidade escolar em propósitos e diretrizes comuns, buscando a descentralização e a corresponsabilidade na gestão e assim, um maior envolvimento e o despertar de um sentimento de pertencimento coletivo.        



A REDE EM RODA 2015

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
                                                                                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário