Gestão democrática
O presente trabalho realizado na
Creche Monsenhor João do Rego Cavalcante teve como objetivos avaliar o PPP de
forma participativa; descentralizar
a gestão envolvendo a equipe escolar nas tomadas de decisão e estabelecer metas
e encaminhamentos para qualificar o trabalho.
Tendo como princípio a gestão democrática e a elaboração e o
acompanhamento do PPP de forma participativa a equipe gestora envolveu toda a
comunidade escolar em diferentes etapas de avaliação, perpassando pela
autoavaliação e avaliação dos serviços oferecidos por todos os sujeitos
envolvidos, inclusive famílias.
A avaliação iniciou com a retomada de
procedimentos e fazeres na creche, em que a equipe avaliou o que estava bom, o
que considerava frágil e quais sugestões teria para melhorar. Posteriormente
cada uma das pessoas realizou sua autoavaliação, avaliando também cada um dos
segmentos. Todos os resultados foram sistematizados pelos conselheiros
escolares em uma tabela e realizando-se um paralelo com as metas estabelecidas
no PPP foi possível traçar novos
encaminhamentos. Com as famílias, a avaliação aconteceu também por meio de uma
tabela dando a oportunidade de manifestação frente aos serviços oferecidos pela
creche.
O trabalho trouxe como resultados obtidos a percepção de que por meio
da avaliação participativa é possível envolver toda a comunidade escolar em
propósitos e diretrizes comuns, buscando a descentralização e a
corresponsabilidade na gestão e assim, um maior envolvimento e o despertar de
um sentimento de pertencimento coletivo.
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
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