EJA II – 4 termo
Resultados: produção de uma Carta Aberta, enviada ao Congresso Nacional,
sobre os prejuízos advindos da aprovação do PL 4330, em Brasília; elaboração de
um jornalzinho escolar como produto final do Projeto aqui apresentado, a partir
das produções coletivas e individuais dos educandos.
Objetivos: desenvolvimento da reflexão
crítica sobre o mundo do trabalho e da formação profissional, tendo em vista a
formação integral dos estudantes; estímulo à pesquisa e à leitura como
instrumentos concretos na solução dos problemas e desafios do dia a dia;
elaboração de registros diversos como estratégia para a compilação e
organização de saberes acumulados; análise da estrutura e da finalidade social
dos principais gêneros jornalísticos contemporâneos; estímulo ao protagonismo
social solidário.
Desenvolvimento: o
Projeto foi organizado a partir de estratégias distintas. Como primeira
estratégia, os estudantes foram levados a buscar, relacionar e avaliar
informações sobre o tema
indicado. Nesse contexto, discutiram textos de gêneros específicos, dentre
eles: os filmes Tempos Modernos, de
Charles Chaplin, e Revolução em Dagenham, de Nigel Cole; artigos do
sociólogo Ricardo Antunes, sobre a precarização do trabalho no mundo contemporâneo; textos jornalísticos variados,
no que diz respeito à votação do PL 4330 no Congresso Nacional. Como segunda
estratégia, os educandos foram guiados em visitas por Santo André: ao Centro
Público de Emprego, Trabalho e Renda; ao Teatro Municipal da cidade, para
assistir ao debate PL 4330: Terceirização. Avanço ou Retrocesso; à exposição
Ofício Luminoso - Fotografias de Luiz Braga, no SESC. Numa última etapa, os
estudantes produziram os textos que foram utilizados como produtos finais deste
Projeto.
A REDE EM RODA 2015
Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
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