2º Ciclo Inicial - Educação
Infantil
O trabalho acima tem como objetivo que
os alunos reconheçam e escrevam o próprio nome sem o apoio do modelo,
identificando-o nas diversas situações do cotidiano.
A construção do
nome constitui-se para o ser humano uma necessidade básica.
O nome próprio de
uma criança é seu marco de identificação, por isso é tão valorizado por ela. O
reconhecimento do mesmo está intimamente relacionado à formação da sua
identidade.
Na educação
Infantil, a construção da escrita do nome se constitui num longo caminho a ser
percorrido pela criança. Sendo assim, esse processo deve ser iniciado desde os
primeiros anos de vida da criança. Além disso, o nome está presente nas suas
primeiras manifestações de escrita, onde a criança terá como referência as
letras do seu próprio nome para a escrita de outras palavras.
Tendo em vista que
nessa faixa etária o lúdico se faz muito presente, utilizou-se o jogo e a
brincadeira como estratégia de ensino e de aprendizagem, oportunizando às
crianças a vivência de situações que proporcionassem desafios e construção de
conhecimentos sobre o trabalho proposto.
Nessa perspectiva,
o papel do professor é considerar os conhecimentos prévios dos alunos,
realizando um planejamento criativo e mediando todo o processo.
Após a realização dessas atividades durante um período de três meses, as
crianças aprenderam a reconhecer seu próprio nome e dos colegas.
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
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