Cristiano Fuin, Luciana Francisco, Juliana Esperança Ferrini, Paulo Antonio do Nascimento Filho, Ricardo Dantas Pinheiro e Wendel
dos Santos Menezes
EJA
II
Proporcionou a oportunidade de discussão e reflexão dos
alunos acerca de sua própria identidade e inserção no bairro e na cidade onde
moram.
Objetivos: A
organização deste projeto tem como objetivo o desenvolvimento da consciência
crítica, por parte dos alunos, com relação à formação de suas identidades
culturais dentro do espaço onde vivem. A
partir desta reflexão, pretendemos construir com os alunos ferramentas
participativas para uma atuação em favor de seu exercício de cidadania e assim,
contribuir para uma expectativa de mudança social, mesmo que tênue. Este
exercício inicialmente, pode estender-se à comunidade escolar e a pequenas ações do cotidiano.
Desenvolvimento da proposta: A partir da discussão de
diversos temas, como a noção de cultura e de identidade, e de cidadania,
apresentou-se aos alunos formas diferentes de compreensão do cotidiano, e da
individualidade destas pessoas.
Foram exibidos filmes como Lixo Extraordinário, Os
narradores de Javé ,A Liga, O documentário
A Cidade não Para. Foram utilizadas
fotos de uma exposição da Revista Time, Hungry Planet. Também houve uma apresentação sobre técnicas de
fotografia, com o objetivo que os alunos, registrassem seu cotidiano e
produzissem conhecimento a partir de suas vivências.
Para cada Série ou Termo participativo do projeto foi desenvolvido atividades que permitisse o
acesso a diferentes linguagens, para uma melhor expressão de suas ideias,
refletindo sua experiência, etc. Criação e desenvolvimento de um filme no 3º TERMO B e 4º TERMO A abordando a
criminalidade e a maioridade penal
A REDE EM RODA 2015
Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:
Postar um comentário