quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

OS OBJETOS E SUAS POSSIBILIDADES

Chirlene de Souza Oliveira Pereira e Solange de Almeida Rodrigues 

Creche Gonzaguinha

1º ciclo inicial da educação infantil


Muito se fala do uso de objetos na educação infantil. E realmente eles fazem a diferença!  Através do lúdico e ao mesmo tempo do concreto, as crianças estabelecem relações, ampliam seu vocabulário, aprendem ritmo e exploram seus movimentos corporais.

Utilizamos os objetos nas músicas e nas historias, cantadas e contadas diariamente na creche. As crianças demonstram muito interesse e concentração. Manuseiam os objetos e percebem suas características, cores, formas, entre outras. Com o objetivo de socialização e ampliação da oralidade e do repertório de conhecimento aos alunos, o objeto é usado como uma ferramenta de trabalho prazerosa e divertida, auxiliando o professor quanto ao estabelecimento do real. Quando os objetos são utilizados durante as rodas de música ou rodas de história, são muito apreciados pelas crianças que, curiosas exploram os sons, as cores, as formas, enfim tudo que o objeto tem a ser descoberto. 

É um trabalho constante, iniciado em fevereiro, e que se estende por todo o ano letivo. As crianças demonstram maior segurança, respeitam a vez dos colegas, interagem dentro do contexto, sanam suas dúvidas, ampliam seus conhecimentos, chegando ao fim do ano com um amplo repertório de palavras e com atitudes sociais de respeito ao outro e participação ativa.



A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário