1º ciclo inicial da
educação infantil
Muito se fala do uso de objetos na
educação infantil. E realmente eles fazem a diferença! Através do lúdico e ao mesmo tempo do
concreto, as crianças estabelecem relações, ampliam seu vocabulário, aprendem
ritmo e exploram seus movimentos corporais.
Utilizamos os
objetos nas músicas e nas historias, cantadas e contadas diariamente na creche.
As crianças demonstram muito interesse e concentração. Manuseiam os objetos e
percebem suas características, cores, formas, entre outras. Com o objetivo de
socialização e ampliação da oralidade e do repertório de conhecimento aos
alunos, o objeto é usado como uma ferramenta de trabalho prazerosa e divertida,
auxiliando o professor quanto ao estabelecimento do real. Quando os objetos
são utilizados durante as rodas de música ou rodas de história, são muito
apreciados pelas crianças que, curiosas exploram os sons, as cores, as formas,
enfim tudo que o objeto tem a ser descoberto.
É um trabalho constante, iniciado
em fevereiro, e que se estende por todo o ano letivo. As crianças demonstram
maior segurança, respeitam a vez dos colegas, interagem dentro do contexto,
sanam suas dúvidas, ampliam seus conhecimentos, chegando ao fim do ano com um
amplo repertório de palavras e com atitudes sociais de respeito ao outro e
participação ativa.
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário