EJA 2
O projeto denominado “Cadernos de
escrita” ou Escritores da Liberdade, nasceu de uma necessidade de estimular nos
alunos o hábito da escrita. A ideia foi concebida a partir do filme “Escritores
da Liberdade” ao qual os alunos assistiram. Desta forma, no primeiro semestre
de 2015, o projeto buscou incitá-los a uma produção profícua, na tentativa de
fazê-los escrever seus relatos pessoais: dia-a-dia; história de antepassados e
relatos autobiográficos.
Por sugestão dos
próprios alunos, que não queriam ser identificados em suas histórias, foram
criados por eles próprios pseudônimos. Assim, foi entregue a cada aluno um
caderno no qual seu pseudônimo foi colado através de uma etiqueta produzida
pela escola com mesma fonte na contracapa, evitando por parte deles o
reconhecimento da letra dos colegas. Todas as
quintas-feiras o caderno é entregue aos alunos com um pequeno texto de autores
literários, filósofos ou mesmo do professor incentivando o ato de escrever
através de perguntas, esses os devolvem na terça-feira seguinte, e, assim,
periodicamente as entregas e coletas são feitas. Quando autorizado pelo aluno-autor
o texto é lido para a sala.
Para alguns o
processo tem sido uma “espécie” de catarse, para outros uma terapia.
Relatos e
histórias de cunho extremamente pessoal surgiram. A meu ver, tal situação
aponta a confiança no anonimato, apesar de alguns já manifestarem o interesse
em compartilhar suas histórias, o que ainda não foi feito por não ser uma
unanimidade e exporia quem não o quer fazer.
Em relação à melhoria nas demais áreas almejadas, percebe-se uma
tranquilidade tanto de maneira escrita, quanto verbal em expor seus
pensamentos. As correções gramaticais são executadas de maneira seletiva, isto
é, nem todas as incorreções são apontadas em um mesmo texto.
A REDE EM RODA 2015
Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
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