sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

ESCRITORES DA LIBERDADE

Denis Oliveira da Silva

CPFP JÚLIO DE GRAMMONT


EJA 2


O projeto denominado “Cadernos de escrita” ou Escritores da Liberdade, nasceu de uma necessidade de estimular nos alunos o hábito da escrita. A ideia foi concebida a partir do filme “Escritores da Liberdade” ao qual os alunos assistiram. Desta forma, no primeiro semestre de 2015, o projeto buscou incitá-los a uma produção profícua, na tentativa de fazê-los escrever seus relatos pessoais: dia-a-dia; história de antepassados e relatos autobiográficos.

Por sugestão dos próprios alunos, que não queriam ser identificados em suas histórias, foram criados por eles próprios pseudônimos. Assim, foi entregue a cada aluno um caderno no qual seu pseudônimo foi colado através de uma etiqueta produzida pela escola com mesma fonte na contracapa, evitando por parte deles o reconhecimento da letra dos colegas. Todas as quintas-feiras o caderno é entregue aos alunos com um pequeno texto de autores literários, filósofos ou mesmo do professor incentivando o ato de escrever através de perguntas, esses os devolvem na terça-feira seguinte, e, assim, periodicamente as entregas e coletas são feitas. Quando autorizado pelo aluno-autor o texto é lido para a sala. 

Para alguns o processo tem sido uma “espécie” de catarse, para outros uma terapia. 

Relatos e histórias de cunho extremamente pessoal surgiram. A meu ver, tal situação aponta a confiança no anonimato, apesar de alguns já manifestarem o interesse em compartilhar suas histórias, o que ainda não foi feito por não ser uma unanimidade e exporia quem não o quer fazer.

Em relação à melhoria nas demais áreas almejadas, percebe-se uma tranquilidade tanto de maneira escrita, quanto verbal em expor seus pensamentos. As correções gramaticais são executadas de maneira seletiva, isto é, nem todas as incorreções são apontadas em um mesmo texto.     



A REDE EM RODA 2015
Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário