terça-feira, 15 de dezembro de 2015

CONVIVENDO E APRENDENDO / INTEGRAÇÃO CRECHE E EMEIEF

Renata Cristina Ferreira Griffo

Creche Angela Masiero

1º Ciclo Final


A interação entre as crianças de faixas etárias diferentes, através de um espaço organizado e de uma proposta de trabalho voltada para este fim, propicia uma aprendizagem significativa, através da qual trocam conhecimentos, são desafiadas nas suas ações, aprendem sobre as relações, constroem valores de cooperação, solidariedade, respeito ao outro e criam vínculos. 



A mesma ocorre através da incorporação de propostas de atividades, situações de interação entre os diferentes grupos,  promovendo uma prática consistente de valorização da aprendizagem.  Enquanto isso, os mais velhos também estão sendo desafiados em compreender que precisam ensinar os pequenos sobre o que devem fazer, sobre os papéis que devem representar, sobre o tempo que vai durar cada uma das brincadeiras e atividades. E ao mesmo tempo estarão aprendendo com os menores. 



Contudo estamos favorecendo situações de interação no ambiente escolar e aprendizagem no convívio com o outro, estimulando-os a colocarem-se no ponto de vista do outro e agir a partir deste conhecimento,  reconhecendo suas  habilidades e limites. 



Esperamos que  os alunos possam construir um relacionamento harmonioso e sociável, respeitando as individualidades.





A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário