1º Ciclo Final
A interação entre as crianças de faixas etárias diferentes, através de
um espaço organizado e de uma proposta de trabalho voltada para este fim,
propicia uma aprendizagem significativa, através da qual trocam conhecimentos,
são desafiadas nas suas ações, aprendem sobre as relações, constroem valores de
cooperação, solidariedade, respeito ao outro e criam vínculos.
A mesma ocorre
através da incorporação de propostas de atividades, situações de interação
entre os diferentes grupos, promovendo
uma prática consistente de valorização da aprendizagem. Enquanto isso, os mais velhos também estão
sendo desafiados em compreender que precisam ensinar os pequenos sobre o que
devem fazer, sobre os papéis que devem representar, sobre o tempo que vai durar
cada uma das brincadeiras e atividades. E ao mesmo tempo estarão aprendendo com
os menores.
Contudo estamos favorecendo situações de interação no ambiente
escolar e aprendizagem no convívio com o outro, estimulando-os a colocarem-se
no ponto de vista do outro e agir a partir deste conhecimento, reconhecendo suas habilidades e limites.
Esperamos que os alunos possam construir um relacionamento
harmonioso e sociável, respeitando as individualidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário