Professora Flávia de Oliveira Lima Coelho
EMEIEF Professora Maria da Graça de Souza
EMEIEF Professora Maria da Graça de Souza
2º ano - 1º ciclo
Objetivos:
Aproveitando a chegada da Copa do Mundo, trabalhamos o projeto multidisciplinar durante o 1° semestre “Festa das Nações”, focado nos conteúdos de conhecimento das características de alguns países (nome, localização, governo, meio ambiente, bandeiras, etc).
Abordando o tema bandeiras e gráficos, elaborei com o grupo a confecção de um broche de alfinetes e miçangas representando a bandeira do Brasil.
Iniciamos com uma roda de conversa sobre as características da bandeira nacional, as cores e o significado de cada uma delas, os dizeres no centro e outras curiosidades. Foi apresentado o broche e juntos o desmontamos e realizamos a contagem e o registro das miçangas de cada cor e dos alfinetes, construímos um gráfico para organizar as informações e facilitar o trabalho.
A turma foi dividida em grupos para melhor acompanhamento, enquanto eu trabalhava com um grupo, os outros realizavam atividades diversificadas. Tendo o gráfico como referência, confeccionamos o broche. Não preciso dizer que foi um sucesso!
Durante a apresentação:
Apresentação: Leitura de Gráficos (ver)
Objetivos:
- Compreender a utilização de um gráfico de barras na confecção de um objeto (broche da bandeira do Brasil);
- Trabalhar importantes conceitos matemáticos na prática (contagem, comparação de quantidades, localização espacial na organização do gráfico e simetria).
Aproveitando a chegada da Copa do Mundo, trabalhamos o projeto multidisciplinar durante o 1° semestre “Festa das Nações”, focado nos conteúdos de conhecimento das características de alguns países (nome, localização, governo, meio ambiente, bandeiras, etc).
Abordando o tema bandeiras e gráficos, elaborei com o grupo a confecção de um broche de alfinetes e miçangas representando a bandeira do Brasil.
Iniciamos com uma roda de conversa sobre as características da bandeira nacional, as cores e o significado de cada uma delas, os dizeres no centro e outras curiosidades. Foi apresentado o broche e juntos o desmontamos e realizamos a contagem e o registro das miçangas de cada cor e dos alfinetes, construímos um gráfico para organizar as informações e facilitar o trabalho.
A turma foi dividida em grupos para melhor acompanhamento, enquanto eu trabalhava com um grupo, os outros realizavam atividades diversificadas. Tendo o gráfico como referência, confeccionamos o broche. Não preciso dizer que foi um sucesso!
Durante a apresentação:
- Questões indicadas pelos participantes
- Envolvimento dos alunos
- Sugestões do grupo ao trabalho apresentado
Apresentação: Leitura de Gráficos (ver)
Nenhum comentário:
Postar um comentário