Professora Paula Aparecida Batista Arruda e Agente de Desenvolvimento Infantil Priscilla Breve
Creche Monsenhor João do Rego Cavalcanti
Creche Monsenhor João do Rego Cavalcanti
1º Ciclo Final - Educação Infantil / Creche
As rodas de conversa foram ótimas ferramentas para leitura de pesquisas, apreciação de imagens, diálogos sobre alguns símbolos, vestimentas e comidas típicas bem como apreciação de músicas.
Na culinária realizamos uma receita deliciosa de maria-mole com um dos ingredientes mais utilizados na culinária local, o côco.
Realizamos atividades de arte, na confecção de nosso painel ao confeccionarmos as bandeirinhas, a fogueira e o balão e de retratrar a paisagem da Região Nordeste.
Brincadeiras tradicionais na quadra e na sala de aula foram organizadas tais como: corrida do ovo na colher e acertar o rabo no burro.
Observamos também quais são os instrumentos musicais mais utilizados nas canções tradicionais do Nordeste como o forró. Os alunos puderam experiênciar e ouvir o som do pandeiro, do triângulo, da zabumba e da sanfona.
Estudamos sobre a vida de Luiz Gonzaga, onde nasceu, quem eram seus pais, onde dormia, em que ele trabalhava, quais eram as profissões de seus pais, etc., e então faziam um paralelo com suas vidas ou indagavam curiosidades.
Como recurso, utilizamos o computador. Mostrei aos alunos Luiz Gonzaga, o som original da sanfona e a dança chamada quadrilha. Acharam engraçadas as vestimentas.
Apreciamos também suas músicas e realizamos um pequeno baile em sala de aula. As crianças também puderam balançar-se numa rede, após ter sido mencionada num relato sobre o artísta.
Este projeto foi uma prática significativa e prazerosa onde os alunos tiveram possibilidade de vivenciarem várias experiências lúdicas de qualidade.
Na culinária realizamos uma receita deliciosa de maria-mole com um dos ingredientes mais utilizados na culinária local, o côco.
Realizamos atividades de arte, na confecção de nosso painel ao confeccionarmos as bandeirinhas, a fogueira e o balão e de retratrar a paisagem da Região Nordeste. Brincadeiras tradicionais na quadra e na sala de aula foram organizadas tais como: corrida do ovo na colher e acertar o rabo no burro.
Observamos também quais são os instrumentos musicais mais utilizados nas canções tradicionais do Nordeste como o forró. Os alunos puderam experiênciar e ouvir o som do pandeiro, do triângulo, da zabumba e da sanfona.
Estudamos sobre a vida de Luiz Gonzaga, onde nasceu, quem eram seus pais, onde dormia, em que ele trabalhava, quais eram as profissões de seus pais, etc., e então faziam um paralelo com suas vidas ou indagavam curiosidades.
Como recurso, utilizamos o computador. Mostrei aos alunos Luiz Gonzaga, o som original da sanfona e a dança chamada quadrilha. Acharam engraçadas as vestimentas.Apreciamos também suas músicas e realizamos um pequeno baile em sala de aula. As crianças também puderam balançar-se numa rede, após ter sido mencionada num relato sobre o artísta.
Este projeto foi uma prática significativa e prazerosa onde os alunos tiveram possibilidade de vivenciarem várias experiências lúdicas de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário