quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Contos de Fadas

Professora Érica Oliveira dos Santos Nascimento
Creche Brasil Marques do Amaral

1º Ciclo Final - Educação Infantil

Diante da leitura de contos e interesse demonstrado pelo grupo, realizamos o projeto Contos de Fadas. Atividades como: modelagem, dobradura, reconto oral (respeitando a faixa etária do grupo).

A construção do livro de culinária, foi feito de acordo com os alimentos que foram surgindo nos contos.

No conto Chapeuzinho Vermelho, após listar com o grupo o que teria na cesta da vovó, surgiram indicações de diferentes doces e pão, optamos então por fazermos uma receita de pão caseiro.

No conto Cachinhos Dourados e os Três ursos, fizemos mingau.

Um bolo foi feito em formato de casa e as crianças o decoraram com doces para contemplar o conto João e Maria.

Fizemos a receita do biscoito de gengibre, para o conto O biscoito de Gengibre.

E na história Bruxa, Bruxa, venha a minha festa, fizemos brigadeiro em conjunto com os alunos da sala do inicial.

As crianças realizaram dramatizações em sala e para a sala do inicial, montamos também um álbum de figurinhas dos contos.

No projeto de releitura Bom dia todas as Cores – Ruth Rocha, as crianças tiveram oportunidade de conhecer e ampliar seus saberes sobre as cores primárias, ampliando para as secundárias, explorando a criatividade nos diferentes momentos de atividades de pintura.

Projeto Meu corpo, Seu corpo, atividades voltadas para conhecimento e identificação das partes externas do corpo, reconhecendo também sensações, promovendo a construção de uma imagem positiva de si, aprendendo a conviver e respeitar as diferenças.

Confeccionamos um boneco de tecido que as crianças levam para casa no fim de semana, para que possam cuidar desse novo amigo e os pais ficaram responsáveis em realizar o registro de como foi o fim de semana da criança com o boneco e a família.

Diante das propostas as crianças puderam ampliar o interesse pela leitura, imaginação, criatividade, aquisição de valores, percepção visual, auditiva e gustativa experimentando diferentes alimentos e sensações adquirindo noções de medidas, quantidade e tempo de preparo dos alimentos.

Vale ressaltar que para a realização dos momentos de culinária foi enviada uma pesquisa a todas as famílias para atualização dos dados de restrições alimentares dos alunos.

A realização dos projetos apontados foram significativos para as crianças contribuindo para o desenvolvimento do grupo como um todo, muitas aprendizagens que merecem ser compartilhadas.

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