Professora Adriana Souza dos Passos Viana
EMEIEF Tarsila do Amaral
EMEIEF Tarsila do Amaral
O ponto de partida do nosso trabalho foi o projeto coletivo da escola chamado Semeando Valores, que traz como tema das discussões os valores, as atitudes e ações de cidadania. De outro lado, a Educação Infantil necessita trabalhar temas que sejam de interesse dos alunos, assim a temática Bichinhos de Estimação é bastante significativa para eles, já que um bichinho de estimação requer cuidados, atenção, carinho e responsabilidade (posse responsável).
Com o objetivo de discutir e vivenciar valores e atitudes, de forma lúdica e prazerosa, nossa turma adotou uma cachorrinha de brinquedo. Nossa mascote, que recebeu o nome de Pipoca, passou a receber os cuidados das crianças como se fosse de verdade. Toda semana, um aluno era o responsável por levá-la para casa e ter todos os cuidados necessários, junto com as famílias, que também participavam realizando registros: escritos, desenhos e fotos.
Ao longo do projeto, aconteceram rodas de conversa em que as crianças discutiram sobre temas como responsabilidade, respeito, cuidados com o próximo, dignidade, afeto, carinho, ações de cidadania, etc. O envolvimento das crianças e das famílias foi total e nossa mascote "criou vida", passando a se constituir como um membro da turma. Percebemos que, ao final do projeto, as crianças passaram a agir de forma mais responsável e cuidadosa, transformando as ações do grupo.
Com o objetivo de discutir e vivenciar valores e atitudes, de forma lúdica e prazerosa, nossa turma adotou uma cachorrinha de brinquedo. Nossa mascote, que recebeu o nome de Pipoca, passou a receber os cuidados das crianças como se fosse de verdade. Toda semana, um aluno era o responsável por levá-la para casa e ter todos os cuidados necessários, junto com as famílias, que também participavam realizando registros: escritos, desenhos e fotos.
Ao longo do projeto, aconteceram rodas de conversa em que as crianças discutiram sobre temas como responsabilidade, respeito, cuidados com o próximo, dignidade, afeto, carinho, ações de cidadania, etc. O envolvimento das crianças e das famílias foi total e nossa mascote "criou vida", passando a se constituir como um membro da turma. Percebemos que, ao final do projeto, as crianças passaram a agir de forma mais responsável e cuidadosa, transformando as ações do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário