quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Conselho Mirim

Professora Thabata de Carvalho Viajante
EMEIEF Professora Maria da Penha de Almeida Manfredi

Objetivo: Despertar o papel de cidadão proporcionando uma eleição democrática e transparente.

A eleição do conselho mirim em 2013 se deu de forma democrática, com a participação efetiva de todos os alunos da escola.

Todos os alunos que tinham intenção puderam se inscrever como candidatos. Os alunos-candidatos articularam seu projeto de campanha com todas as turmas, socializando as intenções de trabalho, por cartazes e apresentações orais.

A fim de garantir uma eleição de forma transparente e de aproximar o exercício de cidadania das crianças com a realidade do adulto, surgiu a ideia de realizar uma eleição eletrônica.

Sendo assim, com o apoio do programa Excel, criei um sistema de votação que possibilitou inserir as fotos dos alunos-candidatos e a cada click na foto, acrescentava-se um voto ao candidato escolhido, permitindo assim que o processo eleitoral ocorresse de forma secreta e com contagem eletrônica.

Após todos os alunos votarem, o processo é finalizado pelo sistema que traz um relatório de contagem e porcentagem dos votos adquiridos por cada candidato. Esse relatório foi divulgado em cartaz para todos da escola.

Essa experiência nos proporcionou um olhar mais atento quanto ás habilidades e saberes que nossas crianças tem, pois em todo decorrer do processo, foi interessante observar que os alunos mais votados foram os que tinham melhor articulação no discurso em campanha, que se utilizaram de variadas estratégias para alcançar o objetivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário