terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Os eixos da língua portuguesa de mãos dadas com a tecnologia

Professora Juliane Barssalos Lehm
EMEIEF Professor Nicolau Moraes Barros

1º Ciclo do Ensino Fundamental

Objetivo: Desenvolver os eixos da Língua Portuguesa usando o computador como ferramenta e instrumento de aprendizagem, na perspectiva da construção do caderno digital.


Com tantas mudanças nos dias atuais, a educação vem incorporar a tecnologia nos processos pedagógicos, sendo facilitador de aprendizagem. A ideia é aproximar os assuntos de disciplinas curriculares vistos em sala de aula e desenvolver os conteúdos por intermédio dos computadores usando como ferramenta de aprendizagem. A base teórica utilizada foi pautada nos direitos de aprendizagem do Programa PNAIC de Língua Portuguesa. Os eixos trabalhados foram: leitura, oralidade e produção de texto. Tinha como finalidade proporcionar às crianças ler, informar-se e repertoriar diferentes fontes de pesquisa com material digital. Na Educação a inserção do computador propicia o desenvolvimento integral do aluno, valorizando seu lado social, emocional, crítico, imaginário, deixando margens para exploração de novas possibilidades de criação. Serve para explorar novas possibilidades pedagógicas de contribuir para uma melhoria de trabalho docente em sala de aula, valorizando o aluno como sujeito do processo educativo. O papel da escola é apresentar os elementos do mundo em que vivemos e ensinar como integrá-los. A tecnologia veio para expandir o conhecimento. O educador que usa o computador como instrumento de aprendizagem, permite que desde cedo, os alunos acessem diversas manifestações de linguagem, pois é uma ferramenta que enriquece as aulas tornando-as mais dinâmicas e motivadoras, favorecendo a construção do conhecimento e da aprendizagem. A atividade do uso do computador pode ser feita tanto para continuar transmitindo a informação para o aluno, quanto para criar condições do aluno construir seu conhecimento. É importante eleger programas e jogos interativos que agreguem o trabalho com os conteúdos didáticos explorados na escola e não levar o aluno ao laboratório sem dar sentido a sua aula. As atividades do caderno digital fazem parte do planejamento prévio, dos quais os conteúdos serão desenvolvidos em sala de aula, bem como os objetivos que se pretende alcançar, são pertinentes para serem desenvolvidos no laboratório de informática. O relato dos alunos diante dessa experiência comprova que o laboratório de informática deixou de ser um espaço de jogos sem fins pedagógicos para um espaço de fonte de aprendizagem.

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