Professoras Catarina Ap. Molero Loverra e Rejane M.S. Lins
EMEIEF Professor José do Prado Silveira
EMEIEF Professor José do Prado Silveira
Educação Infantil e Ensino Fundamental
Temos na Unidade Escolar um espaço verde bem vasto, com uma grande variedade de árvores, muitas destas, frutíferas, variando de 15 a 25 anos de idade, as quais foram plantadas anos atrás, por alguns moradores, vizinhos da escola. Consideramos um patrimônio valiosíssimo para esta nova geração escolar que ainda não tinha se apropriado das diversas espécies existentes.
Nosso objetivo principal, portanto, seria catalogar as árvores, deixar registrado sistematicamente para futuras consultas. Resolvemos, então, produzir um livro: contando a história das árvores, através da entrevista com os moradores que as plantaram. Incluímos ficha de identificação das árvores e o relato coletivo de cada turma sobre o que observaram e aprenderam no decorrer do projeto.
Em 29 de novembro publicamos o livro, com manhã de autógrafos. Homenageamos os moradores que as plantaram, a comunidade escolar pode passear pelo espaço, conhecendo um pouco de cada uma.
Além da publicação do livro, alcançamos outros objetivos didáticos perceptíveis em nossos alunos:
Temos na Unidade Escolar um espaço verde bem vasto, com uma grande variedade de árvores, muitas destas, frutíferas, variando de 15 a 25 anos de idade, as quais foram plantadas anos atrás, por alguns moradores, vizinhos da escola. Consideramos um patrimônio valiosíssimo para esta nova geração escolar que ainda não tinha se apropriado das diversas espécies existentes.
Nosso objetivo principal, portanto, seria catalogar as árvores, deixar registrado sistematicamente para futuras consultas. Resolvemos, então, produzir um livro: contando a história das árvores, através da entrevista com os moradores que as plantaram. Incluímos ficha de identificação das árvores e o relato coletivo de cada turma sobre o que observaram e aprenderam no decorrer do projeto.
Em 29 de novembro publicamos o livro, com manhã de autógrafos. Homenageamos os moradores que as plantaram, a comunidade escolar pode passear pelo espaço, conhecendo um pouco de cada uma.
Além da publicação do livro, alcançamos outros objetivos didáticos perceptíveis em nossos alunos:
- observar, cuidar e apreciar a natureza;
- ser responsável com o espaço escolar;
- valorizar a memória local;
- aprender com os mais velhos;
- levantar hipóteses; investigar;
- realizar pesquisas;
- fazer registros (do desenho ao convencional, de acordo com a faixa etária);
- conhecer diversos gêneros textuais (entrevista, poesias, relatos e ficha de identificação das árvores).
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