quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O jogo como ferramenta de aprendizagem: "Feche a caixa"

Professora Simone Conrado Monteiro Silva
EMEIEF João de Barros Pinto

Objetivo pedagógico: Estimular o cálculo mental, raciocínio lógico, estratégias pessoais de jogo, agrupamentos, adição, subtração.

Objetivo do jogo: Utilizar diferentes estratégias a fim de obter conjunto de resultados numéricos referentes à adição; fechando assim o maior número de caixas.

Material necessário: Dois dados, um tabuleiro, o modelo escolhido (ou confeccionado).


1ª etapa - Apresente aos alunos as regras do jogo Feche a Caixa com todos os números expostos, o primeiro participante (no mínimo dois) lança os dados, soma os pontos e fecha as casas (ou vira as cartas) com o valor do total obtido. Ele joga novamente os dados, repetindo o procedimento, mas dessa vez usando somente os números abertos. Quando o total de pontos não permitir fechar mais nenhuma casa ou carta, o jogador somará os valores que continuam expostos. Abrem-se novamente as casas para a próxima jogada. Quem faz menos pontos ganha o jogo. Quando as caixas 7, 8 e 9 forem fechadas, joga-se apenas um dado.

2ª etapa - Proponha situações-problema "congelando" algum momento da partida. Utilize o resultado dos dados para discutir com a classe as diversas opções de casa que podem ser fechadas. Anote todas as combinações em um cartaz e fixe-o na sala: a consulta vai ajudar os pequenos na memorização dos resultados. Observe as estratégias usadas pelas crianças para calcular os pontos que fizeram ao terminar a rodada e incentive-as a fazer o registro desse cálculo.

Avaliação - Para diagnosticar o aprendizado da turma, o professor poderá utilizar como contexto de referência o jogo e elaborar atividades para sistematizar alguns conhecimentos construídos durante as partidas, como num jogo simulado. Organize uma discussão coletiva para que as crianças possam analisar os procedimentos possíveis para calcular o total de pontos no fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário