segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Sequência didática da brincadeira Amarelinha

Professores Uirá de Siqueira Farias e Edmilton dos Santos Silva
EMEIEF Cidade Takasaki

Como um dos conteúdos da Educação Física, os jogos e brincadeiras tradicionais se mostram como uma excelente ferramenta para o desenvolvimento integral do aluno. No relato de experiência em que foi utilizada a brincadeira amarelinha, foi compartilhado o andamento do trabalho que foi realizado com objetivo de resgate de brincadeiras tradicionais com ênfase nas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais.

Público: turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. A finalidade educativa, tem como linha norteadora o enriquecimento do conhecimento dos alunos, numa direção que conduza para uma visão mais complexa e crítica da realidade, sem deixar de dar prioridade para a ludicidade. Dessa maneira, busca relacionar os conhecimentos da disciplina de educação física com os conhecimentos prévios do cotidiano dos alunos.

Alguns resultados e investigações durante as aulas até o momento mostram que parte dos alunos nunca tinham vivenciado essa brincadeira de maneira sistematizada. Aos poucos os alunos foram demonstrando interesse e interagindo com os colegas já “experientes” para a realização da atividade, compartilhando os conceitos, procedimentos e desenvolvendo atitudes necessárias para brincar. Verificou- se também, a necessidade de planejar as ações visando diversificar as maneiras de jogar, respeitando a criatividade dos alunos para ampliação do repertório motor, e ainda, a possibilidade de se trabalhar de maneira interdisciplinar, tendo em vista que essa brincadeira envolve sequências numéricas, letras, formas geométricas e cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário